imunização

Covid-19: Após chegada de novas doses, Camaragibe inicia vacinação para pessoas a partir de 40 anos

A Prefeitura de Camaragibe recebeu, ao todo, mais de quatro mil doses de vacinas da Pfizer e Janssen contra a covid-19

Publicado em 04/07/2021 às 17:11
Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
FOTO: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
Leitura:

Com a chegada de mais de quatro mil doses de vacinas, sendo 2.600 mil da Pfizer e outras 1.430 da Janssen, a Prefeitura de Camaragibe confirmou que inicia, a partir desta segunda-feira (05), a vacinação contra a covid-19 de pessoas a partir dos 40 anos de idade. O agendamento pode ser feito através do Disque Vacina nos números (81) 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h, ou acessar o site vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br.

> Fiocruz: com avanço da vacinação contra a covid-19, mortes e ocupação de UTIs têm queda

> Média móvel de casos e mortes de covid-19 em Pernambuco está em queda há quase duas semanas

Valem que lembrar que os cidadãos que já estão cadastrados em uma das 45 unidades básicas de saúde do município só precisam aguardar o contato das equipes do Programa Municipal de Imunização para realizar o agendamento. De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, nunca faltou vacina contra a covid-19 no município. Até o momento, mais de 50 mil doses foram aplicadas, sendo 37.168 da primeira dose e outras 12.887 da segunda.

Vacinação a partir dos 18 anos?

A Prefeitura de Camaragibe também informou que o município está vacinando contra a doença, a partir dos 18 anos, as grávidas e puérperas, além da população que faz parte das seguintes categorias: trabalhadores do setor de transporte coletivo de passageiros, caminhoneiros; os profissionais da educação, trabalhadores da indústria e construção civil; pessoas em situação de rua, todos os trabalhadores de saúde, mesmo que não atuem na linha de frente no combate à covid-19, além de médicos veterinários e profissionais de educação física.

Pessoas com comorbidades

Também já está sendo vacinada contra a covid-19 toda a população, também a partir dos 18 anos, que possui comorbidades. São elas: pessoas com hipertensão ou diabetes, asmáticos, deficientes físicos do BPC, Imunossuprimidos, pessoas com pneumopatias crônicas graves, pessoas com anemia falciforme, pacientes com cirrose hepática, pessoas em tratamento de hemodiálise, pessoas com HIV/Aids, pessoas com síndrome de Down, pessoas com doenças cardiovasculares e pacientes com câncer.

Vacinas vencidas da Aztrazeneca?

Em relação à polêmica sobre as possíveis vacinas vencidas contra a covid-19 da Aztrazeneca, a Prefeitura de Camaragibe se pronunciou e repassou que ''nenhuma vacina fora do prazo de validade'' e que ''as doses do lote 4120z005 tratam-se de um erro de digitação no sistema de informações do Ministério da Saúde''.

> Saiba como identificar se vacina da AstraZeneca que você tomou estava vencida

> O que acontece se tomou vacina vencida? Quem é responsável pela vacinação? Saiba as respostas

Já a Secretária Estadual de Saúde garantiu que irá investigar com prefeituras se vacinas vencidas foram aplicadas em Pernambuco. Em caso de vacina vencida, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é fazer a notificação do caso no e-SUS Notifica e acompanhar o munícipe.

Mais Lidas