imunização

Semana começa com novos grupos vacinados contra a covid-19 em Pernambuco; saiba em quais cidades


Pernambuco recebeu 230.200 doses de vacinas contra a covid-19, e municípios anunciam vacinação para nova faixa etária

Heudes Regis/SEI
FOTO: Heudes Regis/SEI
Leitura:

O Estado de Pernambuco recebeu novos lotes de vacinas contra a covid-19 e, com isso, vários municípios podem avançar na faixa etária para a aplicação dos imunizantes em novas pessoas. O Ministério da Saúde enviou 106.200 unidades da vacina Janssen, que é dose única, além de 124 mil doses da Astrazeneca/ Oxford/Fiocruz, que necessita de duas aplicações. Confira os municípios que anunciaram novos grupos a serem vacinados nesta semana:

> SES garante que irá investigar com prefeituras se vacinas vencidas foram aplicadas em Pernambuco

De acordo com o Governo de Pernambuco, desde o início da campanha de vacinação, já foram recebidas 5.751.130 doses de imunizantes: 2.867.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 573.300 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen. Por meio de um site da Secretaria Estadual de Saúde, é possível acompanhar toda a vacinação em Pernambuco, por cidade e também grupo vacinado.

Jaboatão

No município de Jaboatão dos Guararapes, a partir desta segunda-feira (05), as pessoas a partir dos 40 anos podem iniciar o cadastramento para vacinação contra a covid-19. Já a aplicação das doses começa na terça-feira (06), em nove pontos e que funcionam em formato de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, das 8h30 às 17h. O agendamento é realizado através do site De olho na Consulta ou no aplicativo De Olho na Consulta.

> Média móvel de casos e mortes de covid-19 em Pernambuco está em queda há quase duas semanas

A Prefeitura de Jaboatão informou também ao Jornal do Commercio que, além dessa nova faixa etária, o município continua vacinando todos os grupos prioritários listados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO).

Camaragibe

A Prefeitura de Camaragibe confirmou que inicia, a partir desta segunda-feira (05), a vacinação contra a covid-19 de pessoas a partir dos 40 anos de idade. O agendamento pode ser feito através do Disque Vacina nos números (81) 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h, ou acessar o site vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br.

> O que acontece se tomou vacina vencida? Quem é responsável pela vacinação? Saiba as respostas

Também já está sendo vacinada contra a covid-19 toda a população, também a partir dos 18 anos, que possui comorbidades, e as mulheres grávidas e puérperas, além da população que faz parte de algumas categorias.

Caruaru

Em Caruaru, a população a partir de 39 anos ou mais começam à serem vacinadas contra a covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em contato com o Jornal do Commercio, quem já realizou o pré-cadastro deve verificar no site da vacinação, onde constam as informações sobre dia, horário e local, se a sua guia de agendamento já está disponível. O agendamento é feito no site vacina.caruaru.pe.gov.br, no mesmo link do pré-cadastro.

> Após queixas, vacinas vencidas podem atrapalhar 'reputação' da AstraZeneca, diz especialista

Ainda segundo a secretaria, as pessoas que já realizaram o pré-cadastro terão o agendamento realizado de forma automática. Para se vacinar contra a covid-19, além de precisar comparecer no dia, horário e local agendado, é necessário levar RG, cópia do CPF, cartão do SUS (CNS) e comprovante de residência.


Mais Lidas