IMUNIZAÇÃO

Recife antecipa 2ª dose da AstraZeneca e vacina poderá ser aplicada 60 dias após primeira dose

Antecipação do prazo da 2ª dose da AstraZeneca é uma forma de acelerar o processo de vacinação contra a covid-19 na cidade

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/07/2021 às 18:09
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou que as pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca poderão tomar a segunda dose a partir de 60 dias após a 1ª dose. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (6). A decisão foi apresentada pela gestão municipal e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB).

>> É seguro tomar vacina da AstraZeneca? Por que jovens têm mais reações ao imunizante? Veja o que diz o médico

>> Vacinas da Pfizer e AstraZeneca têm eficácia contra variante Delta do coronavírus; veja o risco da cepa

>> Covid-19: Por que estou tendo reações ao tomar vacina da AstraZeneca?

2ª dose

Quem estiver apto a receber a segunda dose do imunizante a partir dos 60 dias, no Recife, receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento da 2ª dose pode ser feito, no Conecta Recife, 21 dias antes da 2ª dose expirar.

 

De acordo com a Fiocruz, que produz a vacina Astrazeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose. Sendo assim, a antecipação da dose de reforço para 60 dias não compromete a eficácia da vacina. Atualmente, 88.069 pessoas já podem receber a segunda dose da vacina Astrazeneca.

Mais Lidas