Internacional

Presidente do Haiti, Jovenel Moïse é assassinado em casa

Informação foi confirmada pelo primeiro-ministro do Haiti

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 07/07/2021 às 7:33
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi assassinado dentro de casa na noite dessa terça-feira (6). De acordo com a CNN, a informação foi confirmada pelo primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph.

Assassinato

Segundo Joseph, a casa de Jovenel Moïse foi invadida por um grupo de pessoas não identificadas. Os criminosos atiraram contra Jovenel, que não resistiu aos ferimentos. O crime aconteceu na casa onde Moise morava, na capital haitiana, Porto Príncipe.

Também conforme o comunicado do primeiro-ministro, a esposa de Jovenel ficou ferida no ataque e está sendo atendida por médicos. Moise era presidente do Haiti desde 2017.

Crise política

O Haiti passa por uma grande crise política. O país caribenho é extremamente pobre e enfrenta uma crise humanitária, com pessoas passando fome. Há grande preocupação, na comunidade internacional, de uma desordem generalizada.

"Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade do estado e proteger a nação", disse o primeiro-ministro haitiano.

A capital, Porto Príncipe, já vinha enfrentando uma grave onda de violência, entre gangues e a política. De acordo com a CNN, Moise era acusado por opositores de querer implementar uma ditadura e prolongar o tempo de seu mandato.