EDUCAÇÃO

Veja como e até quando pode ser feito pagamento da inscrição do Enem 2021

Inscrições para o Enem 2021 terminam nesta quarta-feira (14)

Publicado em 14/07/2021 às 14:46
Marcelo Casal/ Agência Brasil
FOTO: Marcelo Casal/ Agência Brasil
Leitura:

Termina nesta quarta-feira (14), às 23h59, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do exame devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

>> Enem digital ou impresso: Qual é o melhor?

>> Vai fazer o Enem 2021? Confira possíveis temas para a redação e se prepare

Como pagar a inscrição?

O participante que não solicitou ou não obteve isenção da taxa de inscrição deverá realizar a inscrição para o Enem 2021, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 85.

A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 19 de julho de 2021, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada.

Como saber se minha inscrição foi confirmada?

O participante deve acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova no endereço do Enem.

O participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 aprovada ou for concluinte do ensino médio na rede pública terá a participação no exame confirmada após a conclusão da inscrição.

O participante não isento deverá realizar sua inscrição e efetuar o pagamento da taxa para ter sua inscrição confirmada, após o processamento do pagamento.

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação de Inscrição pelo endereço do Enem, em data a ser divulgada. O cartão informará a opção da versão escolhida (impressa ou digital); o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a indicação da solicitação de tratamento pelo nome social aprovada, caso tenha sido solicitada; a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao exame.

Provas

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Mais Lidas