religião

Conheça a história real de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e que popularizou o escapulário

Confira uma oração referente à Nossa Senhora do Carmo que é popular entre os católicos

Com informações do Uol
Com informações do Uol
Publicado em 16/07/2021 às 10:27
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

O dia 16 de julho é de Nossa Senhora do Carmo! A santa católica é padroeira do Recife, e o feriado na capital pernambucana marca as festividades para a figura religiosa. Mesmo quem não é devoto, já pode ter se deparado com Nossa Senhora do Carmo em algum momento da vida. A história da Virgem do Carmelo começou na visão do profeta Elias no Monte Carmelo, na Palestina, Terra Santa, prenunciou o nascimento de Maria e de Jesus Cristo. Conheça abaixo a história real de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife, e que popularizou o escapulário:

Nossa Senhora do Monte Carmelo?

Normalmente, as histórias de "nossas senhoras" se referem à uma aparição de Maria, mãe de Jesus. Como citado acima, o local é o Monte Carmelo, localizado próximo à atual cidade de Haifa, em Israel. Portanto, Nossa Senhora do Carmo também é conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo. Entretanto, de acordo com a Bíblia, o profeta Elias, figura com vasta participação no Livro de Reis e parte integrante do Antigo Testamento, teria visto, após um duelo com profetas do deus pagão Baal, uma pequena nuvem "do tamanho da mão de um homem".

> Padroeira do Recife Nossa Senhora do Carmo é homenageada; veja oração para pedir proteção

A nuvem fez chover e encerrou um período de seca que durava três anos. Sendo assim, Nossa Senhora do Carmo não teria acontecido, exatamente, uma aparição de Maria. Por volta do século XII D.C., os eremitas se reuniram e dedicaram orações em uma pequena capela em homenagem à Virgem do Carmelo e logo se espalharam pelo mundo.

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Como todo começo de uma tradição, o escapulário de Nossa Senhora do Carmo nem sempre foi conhecido como nos dias atuais. Antes, se tratava-se de uma tira de tecido que teria sido dada a Simão Stock. Por volta do ano 1251, ele rogou um sinal de proteção contra pessoas descrentes. Em resposta, Stock recebeu uma visão que lhe entregou um escapulário, no qual ele ouviu as seguintes falas da imagem de Nossa Senhora do Carmo:

> Festa de Nossa Senhora do Carmo: confira programação completa da festa no Recife

“Recebe, filho amado, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para os filhos do Carmelo. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna!”.

Confira uma oração a Nossa Senhora do Carmo popular entre católicos:

"Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo,

Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário

Olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção

Fortificai minha fraqueza com vosso poder.

Iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria

Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade

Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a torne agradável ao vosso divino Filho

Assisti-me durante a vida.

Consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença

E apresentai-me a Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado

E lá no céu eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda eternidade. Amém".

Mais Lidas