FÉ E CATOLICISMO

Dia de Santa Maria Madalena: Veja a história e as orações da padroeira dos arrependidos

Maria Madalena foi a primeira a testemunhar Jesus Cristo ressuscitado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/07/2021 às 6:36
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Na história da Igreja Católica, Santa Maria Madalena aparece como sendo a primeira testemunha ocular de Jesus Cristo ressuscitado e a primeira a anunciar o milagre da ressurreição. Esta quinta-feira (22) é dedicada à padroeira dos arrependidos, data escolhida pela igreja, em 2016, quando foi canonizada pelo papa Francisco que a nomeou apostola apostolurum, “a apóstolo dos apóstolos” . A data é reservada para promover festas em homenagem à santa.

Conheça a história

Natural de Magdala, cidade que ficava às margens do Lago de Genesaré, perto de Cafarnaum, na Terra Santa, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. "Madalena”, na verdade, é um apelido e significa “aquela que veio de Magdala”. No tempo de Jesus, Magdala era uma cidade importante. Ali havia indústrias de barcos e de peixes em conserva.

Maria Madalena foi uma pecadora convertida. Segundo a Igreja Católica, ela era uma mulher de posses, contada entre as mulheres que ajudavam o grupo de Jesus e os doze com suas posses, ao lado da mulher de um procurador de Herodes entre outras.

Conhecida na história como uma ex-prostituta, caso tenha realmente sido, Maria Madalena deve ter sido famosa e muito bonita, porque poucas mulheres em Israel tinham posses como ela. Após conhecer Jesus, Santa Maria Madalena colocou suas posses, conseguidas a serviço do Reino de Deus, mostrando que a conversão chegou a todas as áreas da vida desta grande santa.

Oração da Santa Maria Madalena

Para perdão dos pecados e dos erros

"Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: "Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados", alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre. Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: "Maria!", que Ele chame também pelo meu nome… e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!".

Pedido à Santa Maria Madalena

"Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amém."