OLIMPÍADAS

Veja os melhores momentos da abertura das Olimpíadas de Tóquio

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio foi realizada nesta sexta-feira (23)

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 23/07/2021 às 13:59
Julio Cesar Guimarães/ COB
FOTO: Julio Cesar Guimarães/ COB

O mundo sentiu, nesta sexta-feira (23), uma esperança de dias melhores com a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020. O evento, que foi adiado para o ano de 2021 por conta da pandemia da covid-19, reúne milhares de atletas de diversos países e os japoneses deram um show de luzes e beleza na solenidade desta sexta.

Quem é Naomi Osaka, responsável por acender a Pira Olímpica?

Na abertura da 32ª edição dos Jogos Olímpicos, a tenista japonesa Naomi Osaka, filha de pai haitiano e mãe japonesa, foi a responsável por acender a Pira Olímpica portando a Tocha Olímpica. Osaka, de 23 anos, é quatro vezes campeã de slams no tênis e está fazendo sua estreia Olímpica. Ela ganhou seu quarto major no Australian Open no começo de 2021.

 
  

Veja mais fotos da pira olímpica:

 

Ordem alfabética conforme alfabeto japonês

Nas redes sociais, muita gente estranhou a ordem em que os países foram apresentados. Conforme a tradição, a Grécia foi a primeira delegação a desfilar no evento. Na sequência, o Time Olímpico de Refugiados, formado por pessoas que não podem competir pelo país de origem.

Logo depois, foi respeitada a ordem alfabética de acordo com o alfabeto japonês katakana e a grafia na língua do país. As exceções ficaram por conta das três últimas equipes a entrarem: Estados Unidos, França e Japão – que fecharam a parada das nações. A delegação brasileira foi a 151ª a se apresentar.

  

Brasil

Dos 302 competidores brasileiros classificados para os Jogos, apenas quatro (número mínimo exigidos pelo COI) desfilaram, medida tomada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) visando a prevenção do contágio de covid-19. Deste total, o jogador de voleibol Bruninho e a judoca Ketleyn Quadros foram os porta-bandeiras do Time Brasil.

  

Outros momentos

Teve ele, o besuntado de Tonga, marcando presença mais uma vez:

 

Um médico e uma enfermeira japoneses participaram da cerimônia e marcaram a homenagem aos profissionais de saúde que têm enfrentado, desde o começo, a covid-19:

  

Um espetáculo de luzes com drones formou o globo terrestre no céu:

  
    

Durante a cerimônia, os logos de vários esportes e disciplinas que farão parte dos jogos nos próximos dias foram recriados em uma sequência rápida pelo artista.