flexibilização

Futebol com ou sem público? Pernambuco muda funcionamento das atividades esportivas e clubes sociais; veja como fica

O futebol profissional em Pernambuco não recebe torcida desde março de 2020. Entenda o plano para retomada dos torcedores

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/07/2021 às 17:43
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

O Governo de Pernambuco, através da secretária executiva de Desenvolvimento de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, revelou que as atividades esportivas e clubes sociais podem funcionar até às 00h, a partir do dia 02 de agosto (segunda-feira). A presença de público segue com o máximo de até 100 pessoas. As novas flexibilizações foram possíveis com o seguimento dos protocolos de segurança por parte da população. Veja a coletiva online abaixo:

> PE amplia horário e aumento de público em vários setores; saiba como ficam os funcionamentos

"Uma importante conquista que vale também a partir da próxima segunda-feira é que as atividades esportivas, clubes sociais também terão seus horários ampliados para até meia noite. A gente já teve, na última segunda-feira, a retomada da presença do público nos eventos e competições esportivas, com a limitação de até 100 pessoas e respeitando os protocolos de saúde", afirmou Ana Paula Vilaça.

Futebol profissional

A única categoria que segue sem a presença de público é o futebol profissional. Ao menos, por enquanto. De acordo com o governo estadual, um protocolo de segurança para a torcida está sendo feito em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) está sendo preparado para a categoria. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, existe um convênio com empresas de tecnologia para certificação digital para que o torcedor possa comparecer aos jogos ainda em 2021.

> Entenda o plano do Governo de Pernambuco e da FPF para volta da torcida nos estádios

''Toda essa especulação quanto a volta do publico tem o sentido de fazer a sociedade de voltar ao normal e ter dentro disso uma expectativa de retorno dos grandes eventos [...] Um programa mostra se você está imunizado ou testado nas últimas 24 ou 48 horas. O sistema vai constatar a veracidade da informação, e isso evitaria alguns problemas que ocorreram em outros Estados de atestados faltos'', explicou Evandro Carvalho.

> Presidente do Náutico espera retorno das torcidas até o final da temporada

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP-PE) entregou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei para autorizar o retorno das torcidas nos estádios de futebol, em maio, mas não houve avanço sobre o caso. O Estado de Pernambuco não recebe um jogo com torcedores desde março de 2020, quando houve até mesmo a paralisação do futebol profissional por alguns meses.