PANDEMIA

Pernambuco registra mais 772 casos da covid-19 e confirma 35 óbitos

Dados da covid-19 em Pernambuco são atualizados diariamente pela SES-PE

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/08/2021 às 13:46
Divulgação/ SES-PE
FOTO: Divulgação/ SES-PE

Em novo boletim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (03), 772 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 71 (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 701 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 592.724 casos confirmados da doença, sendo 52.240 graves e 540.484 leves.

Também foram confirmados 35 óbitos, ocorridos entre 31/08/2020 e 02/08/2021. Com isso, o Estado totaliza 18.857 mortes pela Covid-19.

>> Prefeitura do Recife anuncia novo grupo que receberá vacina contra covid-19; veja idades autorizadas

Variante Gama predominante em Pernambuco

Na última sexta-feira (30), o Instituto Aggeu Magalhães divulgou o resultado de 212 amostras analisadas na mais recente rodada de sequenciamento genético. O resultado reforça o que vem sendo apontado nos últimos levantamentos: a variante Gama (P.1) do novo coronavírus continua como linhagem prevalente do vírus em Pernambuco.

Dos resultados divulgados hoje, de pacientes com amostras coletadas entre abril e este mês de julho residentes em 41 municípios pernambucanos, 205 (97% das amostras) foram identificados como da linhagem gama (P.1), cepa identificada pela primeira vez no estado do Amazonas. No restante dos genomas foram identificadas as linhagens B.1.1.525 (1), B.1.222 (1), P.1.1 (2), P.1.2 (2) e um caso da cepa Alpha (B.1.1.7), relatada primeiramente no Reino Unido, identificada em um paciente residente no município de Caruaru, no Agreste. A amostra foi coletada no fim de abril.

As 212 amostras desta rodada de sequenciamento genômico são dos seguintes municípios: Agrestina, Águas Belas, Amaraji, Angelim, Araçoiaba, Bodocó, Caetés, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Condado, Flores, Floresta, Ibimirim, Igarassu, Iguaraci, Ilha de Itamaracá, Ipubi, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, Lajedo, Limoeiro, Moreilândia, Passira, Petrolina, Pombos, Recife, Ribeirão, Sanharó, São Bento do Uma, São Caitano, São João, São José do Belmonte, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo, Vertentes e Vitória de Santo Antão.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95