LUTO

Corpo de Joaquim Francisco é velado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife

Joaquim Francisco não resistiu a luta contra o câncer e morreu nessa terça-feira (3)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 04/08/2021 às 14:15
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

O corpo do ex-governador de Pernambuco, Joaqui Francisco, foi velado na manhã desta quarta-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. O caixão foi recepcionado pela guarda de honra da Polícia Militar. Dezenas de coroas de flores de parentes, amigos e políticos ornamentavam o salão de entrada. Bastante emocionados, os familiares ficavam próximos ao caixão. Carlos Eduardo Guimarães, neto de Joaquim Francisco, falou em nome da família e destacou a saudade que terá da convivência que teve com o avô.

>>>Personalidades lamentam morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco

Confira na reportagem

Político conservador, Joaquim Francisco sempre foi conhecido pelo tom conciliador até mesmo com adversários. Desde o início do ano, o ex-governador. que tinha 73 anos. lutava desde o início do ano contra um câncer de pâncreas. Nessa terça (3), após dois meses internado em um hospital particular, ele não resistiu. Joaquim Francisco deixa a mulher, três filhas e cinco netos.

A todo instante políticos do cenário pernambucano chegavam para prestar homenagens e solidariedade a família do ex governador. o ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio, falou do legado deixado por Joaquim Francisco na política do estado. O governador Paulo Câmara também esteve presente na cerimônia. Ele destacou o tempo em que conviveu com o ex-governador.

Nota de pesar

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Nota de pesar Câmara Municipal do Recife

A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares.

Presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá

 

Nota de pesar Eriberto Medeiros - Alepe

Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança.

Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

03 de de agosto de 2021
Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco*

 

Último debate de Joaquim Francisco na Rádio Jornal