HISTÓRIA

Conheça o atleta que conquistou 1ª medalha olímpica do seu país, após quase 50 anos de participações de Burkina Faso em Olimpíadas

Primeira medalha em Olimpíadas do país, coincidentemente, foi conquistada no Dia da Independência de Burkina Faso, 5 de agosto

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 06/08/2021 às 11:39
Foto: Ina Fassbender / AFP / CP
FOTO: Foto: Ina Fassbender / AFP / CP

Pela primeira, desde 1972, quando começou a participar das Olimpíadas, Burkina Faso, país localizado na África Ocidental, conquistou sua primeira medalha olímpica nos Jogos de Tóquio. Coincidentemente, a conquista ocorreu no Dia da Independência de Burkina Faso, nesta quinta-feira, dia 5 de agosto.

A medalha de bronze veio do atletismo, no salto triplo com o atleta Hugues Fabrice Zango.

Os dois primeiros saltos decepcionantes de Hugues Fabrice Zango, de Burkina Faso, na final do salto triplo na Olimpíada de Tóquio (Japão) deixaram sua família, que assistia ao evento ao vivo de sua casa em Uagadugu, estressada e com medo de que ele pudesse perder uma medalha, a primeira de seu país em uma edição dos Jogos.

Torcendo para ele do sofá, o pai, o irmão e as irmãs de Zango explodiram de alegria quando o atleta saltou 17,47 metros (m) em sua terceira tentativa, levando-o brevemente ao segundo lugar, atrás do português Pedro Pichardo.

Zango terminou em terceiro, atrás de Pichardo e do chinês Zhu Yaming, que ficou com a medalha de prata.

 

“Estávamos realmente com muito medo. Depois das duas primeiras tentativas, estávamos muito estressados, realmente não sabíamos como as coisas aconteceriam”, disse o irmão de Zango, Alex Cedric.

“É uma alegria imensa, porque tivemos calafrios e, no final, a vitória. É realmente uma alegria imensa para nós, pais, mas também para o povo de Burkina Faso. Estamos muito orgulhosos”, declarou o pai de Zango, Jacques, abraçando a esposa, que estava tão nervosa que optou por não assistir ao evento.

Hugues Fabrice Zango

Hugues Fabrice Zango tem 28 anos. Com 1,8m de altura e pesando 78 kg, é, atualmente, é o detentor do recorde mundial indoor no salto triplo com um salto de 18,07m, estabelecido em 2021.

Após a prova nas Olimpíadas de Tóquio, Zango disse que esperava fazer melhor do que o bronze, mas que estava orgulhoso de ganhar a primeira medalha olímpica de seu país. “Burkina Faso está muito feliz. Todos estão felizes. Acho que eles vão dar uma grande festa quando eu voltar”, declarou.

Presidente parabeniza atleta

O presidente de Burkina Faso, Roch Marc Kabore, foi um dos primeiros a parabenizar Zango.

“Acabo de acompanhar o desempenho magnífico de nosso grande campeão do início ao fim”, escreveu Kabore no Twitter. “Obrigado Hugues por esta medalha de bronze. Estamos todos orgulhosos de você”, afirmou

 

História do país

Burkina Faso foi colônia da França até 5 de agosto de 1960, quando o país conquistou sua independência. O país africano faz fronteira com Mali, Níger, Benim, Togo, Gana e Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu.

Com uma área territorial abrangendo 274.200 quilômetros quadrados, sua população, em 2018, era de mais de 20 milhões de habitantes, pertencentes a dois grandes grupos étnicos-culturais do Oeste Africano: Gur e Mandês (cuja linguagem comum é diúla).

Considerado um país multilíngue, a língua oficial é o francês, introduzido durante o período colonial. O francês é a principal língua das instituições administrativas, políticas e judiciais, dos serviços públicos e da imprensa. É a única língua usada para leis, administração e tribunais. No entanto, estima-se que 69 línguas são faladas no país.