SAÚDE

Mais 690 casos da covid-19 são registrados e 26 óbitos são confirmados em Pernambuco

Diante da redução dos índices da covid-19 em Pernambuco, governo anunciou novas flexibilizações

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/08/2021 às 14:20
Gabriel Dias/Rádio Jornal
FOTO: Gabriel Dias/Rádio Jornal

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (06), 690 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 77 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 613 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 594.796 casos confirmados da doença, sendo 52.469 graves e 542.327 leves.

Também foram confirmados 26 óbitos, ocorridos entre 19/10/2020 e 05/08/2021. Com isso, o Estado totaliza 18.967 mortes pela covid-19.

>> Vai ter festa de réveillon em Pernambuco? E carnaval em 2022? Veja o que diz o governo

Menor patamar de casos graves desde março de 2020

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (05), que o Estado registrou o menor patamar de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde 15 de março de 2020, quando foi identificada pela primeira vez a transmissão comunitária da covid-19. Esse índice – que corresponde a todos os casos de hospitalização com suspeita de contaminação pela doença – foi constatado na semana epidemiológica (SE) 30, entre os dias 25 e 31 de julho de 2021.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, ao todo foram identificados 497 casos de SRAG na SE 30. Em comparação com a semana 29 (17 a 24 de julho), houve uma redução de 18%, quando foram registrados 609 casos, e de 30% em relação à semana 28 (11 a 17 de julho), com 715 hospitalizações. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-PE), o menor número de casos de SRAG já registrado no Estado até agora foi de 543, entre os dias 8 e 14 de novembro de 2020.

Flexibilizações

A partir da próxima segunda-feira (09.08), todas as atividades econômicas poderão funcionar até meia-noite, em qualquer dia da semana. Além disso, haverá ampliação para 70% da capacidade total de ocupação dos serviços de alimentação, como bares e restaurantes.

Eventos corporativos, cinemas, teatros e circos também poderão funcionar com 70% do público, com a condicionante de que o total não ultrapasse o limite máximo de 300 pessoas. “Essa mesma lógica vai valer para as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos e igrejas. Enquanto isso, os eventos sociais avançam para 50% da capacidade do local ou o limite máximo de 100 pessoas, o que for menor”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, nesta quinta-feira.

Em relação ao distanciamento mínimo, a secretária executiva informou que passará a ser de um metro em salões de beleza, clínicas, colações de grau, aulas da saudade ou cultos ecumênicos, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas e parques temáticos. Também foi anunciado que os grupos musicais poderão atuar, a partir de segunda-feira, com até cinco integrantes e utilizando quaisquer instrumentos. No entanto, a permanência de pessoas em pé e a demarcação de pistas de dança seguem proibidas.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95