Luto nas artes

Simplicidade no sítio, presentes para crianças e café com funcionários: veja como foram os últimos meses de vida de Tarcísio Meira

Tarcísio Meira havia se isolado em sítio no interior de São Paulo desde o início da pandemia do novo coronavírus; funcionários contam rotina do ator

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 13/08/2021 às 9:29
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

Um sítio no município de Porto Feliz, no interior de São Paulo, foi o palco para os últimos meses de vida do ator Tarcísio Meira, que morreu nessa quinta-feira (12), vítima da covid-19. Aos 85 anos de idade, o veterano da teledramaturgia brasileira e sua esposa, a também atriz Glória Menezes, de 86, viajaram para o local e se isolaram lá desde o início da pandemia. Longe dos holofotes com os quais era acostumado por tantas décadas fazendo sucesso na TV, na zona rural, Tarcísio levava uma vida bastante simples. Se dedicava ao cuidado com a propriedade rural, brincava com crianças e tomava café com os funcionários.

"Ele sempre foi uma pessoa muito boa, sempre foi um homem simples. Vinha na casa da gente e tomava café com a gente. Ele não saía da cozinha, eu sempre estava com ele. Às vezes até me atormentando porque eu não tomo café e ele fazia eu tomar café", disse em entrevista à TV Tem, a artesã Nivea Maria Turuel, que é ex-funcionária do casal.

A propriedade rural de Tarcísio tem gado e algumas plantações. "A propriedade é vizinha nossa. Ele vinha comprar uva e era um senhor tranquilo, simples, um homem que conviveu muito em Porto Feliz. Várias vezes encontrei com ele em supermercado, farmácia, padaria. Muito tranquilo, simpático. Um homem que vai deixar muita saudade para Porto Feliz", disse o produtor de rural, Jeferson Castilho.

Presentes para crianças

"Não era só patrão, era amigo de todos do sítio, fazia de tudo por seus funcionários. Ele era acostumado a dar presente às crianças do sítio no Natal e sempre tirava fotos com todos. Por causa da pandemia, no final do ano passado ele fez depósito bancário para não ter contato com ninguém", contou a esposa de um funcionário da propriedade, Regiane Domiciano.

"Meus sogros vieram do Paraná para trabalhar aqui com os três filhos. O meu marido começou a trabalhar com ele quando o meu sogro adoeceu e se aposentou e continua até hoje como tratorista agrícola. O Tarcísio foi uma pessoa maravilhosa com a nossa família, pois o meu sogro continua morando aqui no sítio", acrescentou Regiane.

Dedicação ao 'Sítio Glória'

"Ele veio morar pra cá no começo da pandemia e apenas saía de carro acompanhado da Glória após o expediente dos funcionários. Ele gostava de ver a criação de gado e a plantação de milho que usava para a alimentação dos bois", contou Regiane à TV Tem.

Amor pela terra

Em entrevista ao Globo Rural em 2013, Tarcísio havia falado sobre sua paixão pelo sítio. "O importante disso tudo, a terra, o campo, são muito importantes na minha vida. Me dá um equilíbrio que eu preciso. A televisão, o trabalho na televisão, você se exaure muito, empresta muito de si para o personagem. Então, você sofre com os problemas do personagem. Na fazenda é uma sensação muito especial. Você começa ouvir ruídos que você nem imagina", contou na época.

Morte

Tarcísio Meira morreu na quinta-feira (12), após quase uma semana internado com covid-19, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A esposa dele, Glória Menezes, também foi diagnosticada com o novo coronavírus, mas apresentou sintomas leves e passa bem.