eleições

Pesquisa XP: Lula e Ciro ampliam vantagem sobre Jair Bolsonaro em 2° turno; veja os números

Os políticos do PT e PDT teriam vantagem em uma disputa contra o atual presidente da República

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/08/2021 às 18:25
Reprodução/ PT / Agência Brasil e Redes Sociais
FOTO: Reprodução/ PT / Agência Brasil e Redes Sociais

O resultado da pesquisa da XP/Ipespe foi revelado, nesta terça-feira (17), e aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), caso tenha confronto no segundo turno nas próximas eleições, que acontecem em 2022. Os números do petista e do pedetista foram ampliadas em relação ao levantamento anterior, feito no mês de julho.

> Corrida pela Presidência: Lula tem 41,3% das intenções de voto; Bolsonaro tem 26,6%, diz pesquisa

> 55% dos brasileiros nunca confiam nas declarações do presidente da República, diz pesquisa; veja

Lula x Jair Bolsonaro

Em hipotético confronto direto, segundo os dados da XP/Ipespe, Lula teria 51% das intenções de voto e Jair Bolsonaro 32%. O cenário ainda apresenta 17% de votos brancos e nulos ou quem optou não responder. Nas pesquisa anterior, Lula vencia Jair Bolsonaro por 49% a 35%.

Ciro Gomes x Jair Bolsonaro

Já Ciro Gomes obtém uma vantagem de doze pontos. Ele vence o atual presidente da República por 44% a 32%, com 24% de abstenções. Em julho, a diferença era de 10 pontos, sendo 43% a 33% para o político do PDT.

Margem de erro

A pesquisa da XP/Ipespe tem margem de erro de 3,2%. Ao todo, foram feitas 1 mil entrevistas, espalhadas por todo o Brasil, entre os dias 11 e 14 deste mês de agosto de 2021. Diante desses números, Lula e Ciro ampliam vantagem sobre Jair Bolsonaro e venceriam as eleições de 2022 no segundo turno.