doença

Recife confirma primeira morte por dengue do ano, e durante alto período de casos de arboviroses

A informação da jornalista Cinthya Leite, do Jornal do Commercio, foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife

Divulgação/Fiocruz
FOTO: Divulgação/Fiocruz

A Secretária de Saúde do Recife confirmou o primeiro caso de morte, neste ano, por complicações da dengue. O idoso tinha 76 anos e morava no bairro de San Martin, na Zona Oeste da capital pernambucana. De acordo com a repórter Cinthya Leite, do JC Online, a confirmação acontece em um momento de alta de casos de arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti), sendo também a primeira morte confirmada dessa doença em Pernambuco.

> Qual o tratamento para chikungunya e dengue? Médico tira dúvidas sobre arboviroses

> Risco de desenvolver forma sintomática da covid-19 é duas vezes maior para quem já teve dengue

O idoso apresentou sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e inchaço. A morte dele aconteceu em 27 de maio, mas só foi confirmada no boletim da semana epidemiológica de número 30 (de 25 de julho a 31 de julho). Até o mês de julho de 2021, no Recife, foram notificados 10 mortes suspeitas. Dessas investigações, dois casos já foram descartados e os demais seguem em avaliação. Leia mais no JC Online.

Número de casos

No último mês, foram notificados 16.516 casos suspeitos de arboviroses: 6.561 de dengue, 9.673 de chicungunha e 282 de zika. Em relação à dengue, 3.007 casos tiveram confirmação, além de 7.393 casos de chicungunha. Houve aumento de aproximadamente 360% dos casos notificados e de 435% dos casos confirmados de arboviroses, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a apuração de Cinthya Leite.