MUTIRÃO

Está agendado e aguarda dia para se vacinar contra a covid-19? Veja onde se imunizar 'sem esperar' no Grande Recife, neste fim de semana

Três cidades da Região Metropolitana do Recife estão realizando a 'virada da vacina'

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 20/08/2021 às 15:55
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

A espera acabou para você que deseja logo se imunizar contra o novo coronavírus (covid-19). É que começa nesta sexta-feira (20) e vai até este sábado (21) um mutirão nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Olinda para a vacinação contra o vírus. Essas cidades do Grande Recife já vacinam pessoas a partir dos 18 anos. Confira as cidades que você poderá se vacinar abaixo, como será o esquema e quais os documentos você deve portar.

Olinda

Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a 'virada vacinal' pretende imunizar cinco mil pessoas. Serão 35 horas de vacinação sem necessidade de agendamento. Segundo a prefeitura da cidade, até as 8h do sábado (21), qualquer pessoa a partir dos 18 anos poderá ser imunizada. No mutirão, não será necessário realizar o agendamento, como é solicitado nos outros dias. Para ser imunizada, a pessoa deve levar a identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de residência.

Até essa quinta-feira (19), segundo dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), 58,23% da população olindense havia sido vacinada com a primeira dose, 23,20% com a segunda, e 1,05% com dose única. Olinda tem cerca de 393 mil habitantes.

Movimento

Na manhã desta sexta (20), a equipe de reportagem da TV Jornal foi até o ponto na manhã desta sexta conferir o movimento. Logo cedo, a fila já era extensa. Jovens - público alvo da ação - e até mesmo idosos foram até o local garantir o imunizante.

O autônomo Jorge Lemos, de 61 anos, ainda não havia se vacinado. A ansiedade foi tanta que ele foi o primeiro a chegar ao ponto. "Acordei e vim direto para cá, às 5h. Já era para eu ter tomado antes, mas eu não sabia agendar e uma colega minha ligou avisando sobre o mutirão, e aproveitei", contou.

Já a estudante Maria Gabriela Moreira também não via a hora de se imunizar. "Esperei muito por esse momento e quis muito isso justamente por morar com pessoas mais velhas e ficar nesse nervosismo de talvez transmitir para eles. Com essa oportunidade única e maravilhosa, me sinto muito mais tranquila", revelou. (Confira no vídeo abaixo)

>>Já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19? Veja como ganhar desconto de R$ 15 em corridas de Uber

Jaboatão dos Guararapes

A 'virada vacinal' em Jaboatão dos Guararapes será realizada a partir das 18h desta sexta (20) e vai até as 18h do sábado (21) no Centro Cultural Miguel Arraes, no bairro de Prazeres. A prefeitura afirmou que pretende atingir a meta de 15 mil doses aplicadas durante a maratona e que, para isso, a equipe responsável será ampliada. Para garantir a segurança e organização do evento, efetivos da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito, além de servidores das secretarias municipais para orientar as pessoas, foram convocados.

Além desta, outras maratonas de 24 horas foram prometidas pela prefeitura. Segundo a gestão, a 2ª Virada Vacinal acontecerá no ponto de imunização da Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, no mês de setembro. No município, que tem população de em média 706 mil habitantes, 75,38% dos jaboatonenses receberam a primeira dose da vacina, 24,46% receberam a segunda e 0,48% foram imunizados com dose única.

>>Covid-19: "Todas as vacinas, inclusive a CoronaVac, tem poder de combater a variante Delta", diz especialista; saiba mais

Moreno

Já em Moreno, serão 32h de vacinação no Centro de Vacinação localizado na Rua Floriano Peixoto, 5, no centro da cidade. É preciso agendar por meio do site vacina.moreno.pe.gov.br, anexando frente e verso do RG e do comprovante de residência. No dia da vacinação, é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS.