tensão

Notícias do Afeganistão: província que resiste e promessa de Biden no sexto dia de domínio do Talibã

O Talibã retomou o poder no Afeganistão, após ter controle da cidade de Cabul, e a crise humanitária deixa o mundo em alerta

Com informações de Edilson Vieira
Com informações de Edilson Vieira
Publicado em 20/08/2021 às 18:09
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

Desde o dia 15 de agosto, quando o Talibã invadiu a cidade de Cabul, capital do Afeganistão, e retomou o poder no país, milhares de pessoas tentam desesperadamente deixar a região com medo do ditadura do grupo extremista vista entre os anos de 1996 e 2021, período em que estiveram no comando do governo. Diante disso, os sites da TV Jornal e Rádio Jornal mostram um resumo sobre as notícias do Afeganistão, uma das nações mais conflituosas do mundo, no quinto dia de domínio do grupo extremista.

Província resiste ao Talibã

Depois de invadir a capital, o Talibã assumir o poder do Afeganistão. No entanto, não implica dizer que houve domínio de todo o território do país. Um vale montanhoso, a cerca de duas horas de carro de Cabul, é a única das 34 províncias que está livre. O vale do Panjshir, que significa "Cinco leões", está formando o que pode ser uma resistência a ditadura imposta pelo grupo terrorista.

> O que está acontecendo no Afeganistão: mudança no nome do país e aumento do caos

A região do vale de Panjshir, cuja a capital se chama Bazarak, é de difícil acesso. O lugar fica a 120 km a nordeste de Cabul. O Talibã conquistou praticamente todo o Afeganistão em apenas dez dias, mas ainda não tentou invadir a província. Uma localidade que nem mesmo os soviéticos conseguiram conquistar.

Biden promete resgate

Em pronunciamento na Casa Branca, o presidente americano Joe Biden enfatizou que a prioridade dos Estados Unidos neste momento é tirar cidadãos americanos e aliados locais do Afeganistão. Ele prometeu que todo norte-americano que quiser será retirado do país que fica no Oriente Médio.

> Notícias do Afeganistão: Resgate de brasileiros, pressão no governo Joe Biden

"Faremos tudo, tudo que pudermos para proporcionar uma retirada segura para nossos aliados afegãos, parceiros e afegãos que podem ser visados por causa de sua associação com os Estados Unidos", afirmou o presidente.

Brasileiros tentam sair do país

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o governo brasileiro tenta resgatar dois cidadãos que estão no Afeganistão e pediram ajuda para deixar o país. O Brasil tenta vaga em voos humanitários. A gestão para a retirada dos brasileiros está sendo feita pelo Ministério das Relações Exteriores.

Vídeo: Pessoas caem de avião ao tentar fugir do Afeganistão com chegada do Talibã

Interlocutores do governo falaram em falaram sob condição de anonimato ao jornal e revelaram que seis brasileiros fizeram contato com a área consular do Itamaraty e disseram estar no Afeganistão. Apenas dois pediram ajuda para deixar o país. O grupo é composto majoritariamente por pessoas que têm vínculos familiares no Afeganistão e que não chegaram à região recentemente.

Mudança no nome do país

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, anunciou que o Afeganistão passou a se chamar Emirado Islâmico do Afeganistão. O nome é o mesmo adotado quando o grupo extremista esteve no poder do país pela primeira vez, entre 1996 e 2021. Através de uma publicação nas redes sociais e em coletiva de imprensa, ele afirmou que grupo teria atitudes mais moderadas e não seria igual ao que aconteceu no primeiro governo deles.

> Por que o Talibã representa um risco para as mulheres do Afeganistão?

No entanto, um dos principais comandantes do Talibã, Waheedullah Hashimi, afirmou que as leis devem ser semelhantes às que existiam da outra vez que o grupo extremista esteve no comando. Esse fato é o motivo do medo da população, que desesperadamente tenta deixar o Afeganistão.

 

Talibã anuncia anistia geral. O que é?

O Talibã anunciou uma anistia geral em todo o Afeganistão, na tentativa de acalmar os ânimos da população após os acontecimentos gerados pelo medo do grupo extremista, que ocasionou desespero e tragédias como milhares de pessoas em aviões na tentativa de escapar do país. Além dessa decisão, o grupo extremista quer que as mulheres afegãs se juntem ao governo. Em entrevista à rede de notícias Tolo News, um membro da comissão cultural do Talibã afirmou que elas não sejam vítimas.

> Imagens mostram o desespero de mães passando bebês para militares por arame farpado no Afeganistão

Após a ''ordem ser restabelecida'', o objetivo é evitar a perpetuação do conflito ou reconhecer que a situação anterior é injusta e, sendo assim, ''deve ser esquecida''. A decisão por uma anistia geral do Talibã pode ter haver com o período em que governou o Afeganistão entre 1996 a 2001, sendo considerado de extrema violência.