luto

Morre guitarrista Paulo Rafael, parceiro musical de Alceu Valença, aos 66 anos

O guitarrista Paulo Rafael foi ainda um dos fundadores da banda Ave Sangria

Atualizada às 8h33
Atualizada às 8h33
Publicado em 23/08/2021 às 7:25
Divulgação
FOTO: Divulgação

Morreu o guitarrista pernambucano Paulo Rafael faleceu aos 66 anos, na madrugada desta segunda-feira (23). O artista, um dos maiores instrumentistas do Brasil, era parceiro musical de Alceu Valença há mais de 40 anos.

Natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o guitarrista Paulo Rafael, também é um dos fundadores da banda pernambucana Ave Sangria.

Paulo Raafel foi um dos protagonistas do movimento de rock psicodélico de Pernambuco, conhecido como Udigrudi, surgido na primeira metade dos anos 1970.

Doença

O músico sofria de câncer no fígado e faleceu em decorrência da doença. O velório de Paulo Rafael acontecerá no Cemitério da Penitência, capela 8 às 11h15, e a cerimônia de cremação do corpo do guitarrista está prevista para ocorrer às 13h15, no Rio de Janeiro.

Parceria com Alceu Valença

Um dos últimos trabalhos do guitarrista Paulo Rafael, que também era produtor musical, foi ao lado de Alceu Valença. No álbum, segundo o crítico musical Mauro Ferreira, ele acompanha Alceu alternando entre a guitarra e o violão, nas faixas. O duo entre os pernambucanos ainda é inédito.

Ave Sangria

Ave Sangria é um conjunto musical brasileiro de rock psicodélico, um dos principais expoentes da cena musical psicodélica pernambucana dos anos 1970.

Inicialmente chamado de Tamarineira Village (em referência ao Greenwich Village de Nova York e ao bairro da Zona Norte do Recife), o conjunto mudou de nome por sugestão de uma cigana que os integrantes conheceram no interior da Paraíba.

As últimas performances da Ave Sangria ocorreram em 1974. No entanto, em 2019, 45 anos após o lançamento do primeiro álbum, o grupo voltou ao mercado fonográfico com Vendavais, disco que contava com três integrantes da formação original: Almir, Marco Pólo e Paulo Rafael.

Fãs lamentam morte

Nas redes sociais, os fãs do guitarrista Paulo Rafael lamentam o falecimento do músico. Veja algumas mensagens compartilhadas: