O Talibã voltou a se manisfestar sobre a saída dos estrangeiros do Afeganistão. Desta vez, o movimento afirma que espera essa retirada aconteça até o final desse mês. Segundo Zabihullah Mujahid, principal porta-voz do grupo islâmico, o Talibã não concordou com uma prorrogação do prazo final de 31 de agosto e exortou os afegãos a ficarem para ajudar a reconstruir o país.
Ainda nesta terça-feira (24), uma autoridade dos Estados Unidos disse que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, aceitou uma recomendação do Pentágono de retirar os soldados do Afeganistão até o fim do mês, mas que a decisão depende de o Talibã cooperar com os EUA na finalização das retiradas.
Saída dos afegãos?
Entretanto, não ficou claro se o comentário do porta-voz do Talibã indicou que haveria uma proibição formal à saída de afegãos do país. Ele disse que as multidões que se aglomeram diante do aeroporto podem ir para casa e que sua segurança está garantida, e pediu aos EUA que não incentivem afegãos instruídos e treinados a deixarem sua terra natal.
Em outro momento do comentário ele também negou que patrulhas do Talibã estejam procurando alvos de represálias de porta em porta, dizendo: "Esquecemos tudo no passado."