ENSINO SUPERIOR

Como funciona o Revalida 2021? Quando sai o resultado? Cartão de confirmação do exame já está disponível


O Revalida 2021 será aplicado no dia 5 de setembro pelo Inep

Com informações do Inep
Com informações do Inep
Publicado em 26/08/2021 às 6:09
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 já podem conferir os locais de prova da primeira etapa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema Revalida. O Instituto aplicará o exame no dia 5 de setembro.

No cartão, é possível confirmar o horário da prova e o número de inscrição. O documento também registra se o participante deve ser tratado pelo nome social ou contar com atendimento especializado, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação.

Acesso ao cartão

É preciso ter o login dos portais gov.br para acessar o cartão. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados.

Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.

Onde as provas serão aplicadas?

A aplicação da primeira etapa do Revalida 2021 ocorrerá em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os participantes realizarão duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.

Perguntas frequentes e orientações – O Inep conta com páginas, em seu portal oficial, voltadas às perguntas frequentes e às orientações para o Revalida. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame.

O que é o Revalida?

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. É composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Qual a nota mínima para aprovação na primeira etapa do Revalida 2021?

Será considerado aprovado na primeira etapa do Revalida 2021 o participante que alcançar os desempenhos mínimos esperados (notas de corte) na prova escrita objetiva (P1) e na prova escrita discursiva (P2), conforme divulgado em edital específico pelo Inep, não havendo possibilidade de arredondamento de notas.

Cronograma do Revalida 2021

De acordo com o Edital n.º 21, de 6 de maio de 2021, a primeira etapa do Revalida 2021 cumprirá o seguinte cronograma:

  • Aplicação: 5 de setembro de 2021.
  • Gabaritos preliminares da prova escrita objetiva e do padrão de resposta provisório da prova escrita discursiva: 7 de setembro de 2021.
  • Recurso de gabaritos: 7 a 13 de setembro de 2021.
  • Gabaritos definitivos da prova escrita objetiva e do padrão de resposta definitivo da prova escrita discursiva: 26 de outubro de 2021.
  • Resultado da prova escrita objetiva: 26 de outubro de 2021.
  • Resultado provisório da prova escrita discursiva: 26 de outubro de 2021.
  • Recurso do resultado provisório: 26 de outubro a 1º de novembro de 2021.
  • Divulgação do resultado final da primeira etapa do Revalida 2021: 19 de novembro de 2021.

Mais Lidas