ENSINO SUPERIOR

Como funciona o Revalida 2021? Quando sai o resultado? Cartão de confirmação do exame já está disponível

O Revalida 2021 será aplicado no dia 5 de setembro pelo Inep

Com informações do Inep
Com informações do Inep
Publicado em 26/08/2021 às 6:09
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 já podem conferir os locais de prova da primeira etapa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema Revalida. O Instituto aplicará o exame no dia 5 de setembro.

No cartão, é possível confirmar o horário da prova e o número de inscrição. O documento também registra se o participante deve ser tratado pelo nome social ou contar com atendimento especializado, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação.

Acesso ao cartão

É preciso ter o login dos portais gov.br para acessar o cartão. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados.

Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.

Onde as provas serão aplicadas?

A aplicação da primeira etapa do Revalida 2021 ocorrerá em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os participantes realizarão duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.

Perguntas frequentes e orientações – O Inep conta com páginas, em seu portal oficial, voltadas às perguntas frequentes e às orientações para o Revalida. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame.

O que é o Revalida?

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. É composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Qual a nota mínima para aprovação na primeira etapa do Revalida 2021?

Será considerado aprovado na primeira etapa do Revalida 2021 o participante que alcançar os desempenhos mínimos esperados (notas de corte) na prova escrita objetiva (P1) e na prova escrita discursiva (P2), conforme divulgado em edital específico pelo Inep, não havendo possibilidade de arredondamento de notas.

Cronograma do Revalida 2021

De acordo com o Edital n.º 21, de 6 de maio de 2021, a primeira etapa do Revalida 2021 cumprirá o seguinte cronograma:

  • Aplicação: 5 de setembro de 2021.
  • Gabaritos preliminares da prova escrita objetiva e do padrão de resposta provisório da prova escrita discursiva: 7 de setembro de 2021.
  • Recurso de gabaritos: 7 a 13 de setembro de 2021.
  • Gabaritos definitivos da prova escrita objetiva e do padrão de resposta definitivo da prova escrita discursiva: 26 de outubro de 2021.
  • Resultado da prova escrita objetiva: 26 de outubro de 2021.
  • Resultado provisório da prova escrita discursiva: 26 de outubro de 2021.
  • Recurso do resultado provisório: 26 de outubro a 1º de novembro de 2021.
  • Divulgação do resultado final da primeira etapa do Revalida 2021: 19 de novembro de 2021.