Problema

Sistema do Banco do Brasil fica fora do ar em todo o país e afeta pagamentos e aplicativo

A instituição confirmou os relatos das redes sociais e informou que o sistema não teve problema

Com informações do UOL
Com informações do UOL
Publicado em 27/08/2021 às 17:37
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os correntistas do Banco do Brasil relataram, nesta sexta-feira (27), que os sistemas estão fora do ar e, com isso, afetou pagamentos digitais e acesso ao site e aplicativo. O problema, que foi confirmado pela empresa, em contato com o portal UOL, afeta todas as regiões do país. De acordo com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, a queda no sistema acontece em vários meios, mas o aplicativo é o mais afetado, por ser o mais utilizado.

> Falha no sistema do Banco do Brasil deixa clientes “presos” em filas de mercados e padarias

"O BB confirma inconsistência em seus sistemas na tarde desta sexta-feira, 27, e trabalha para restabelecer a normalidade", diz o comunicado. Apesar da confirmação do erro no sistema, o Banco do Brasil, nega que tenha havido ataque hacker à instituição. O questionamento foi feito por causa da hipótese levantada nas redes sociais.

Boletos por WhatsApp

Os clientes do Banco do Brasil (BB) podem emitir, consultar e alterar boletos bancários pelo WhatsApp. Pioneiro no Brasil, o sistema de cobrança bancária por chat. Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando “#PJ”. Em seguida, basta escrever “Preciso registrar um boleto” para aparecerem instruções na tela de conversas.

> Não tem o pagamento pelo WhatsApp liberado? Saiba como ativar a função

O aplicativo pedirá as informações do pagante (CPF, nome, endereço, complemento) e os detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem confirmadas, com o cliente podendo encaminhá-lo ao destinatário. Os documentos podem ser alterados com o comando “Preciso alterar um boleto”. As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.