Apesar de ter sido provada e registrada pelo Inmetro desde 2019, a telha solar da Eternit começou a ser comercializada no Brasil em agosto de 2021. A Tégula Solar permite a transformação da luz do sol em energia elétrica. O produto vem sendo considerado pelos brasileiros, em caso de um apagão no país. No entanto, vale lembrar que o produto ainda não está sendo vendido para o público-geral (apenas clientes selecionados), mas a procura é grande. A fábrica fica em Atibaia, no Estado de São Paulo. Clique aqui e tire outras dúvidas sobre a telha solar.
Quanto tempo pode durar?
Com 36,5 cm por 47,5 cm e composta de concreto, a telha solar tem a incorporação de células fotovoltaicas na superfície. Isso significa que possui uma potência de 9,16 watts. Diante dessas informações, a capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh pode fazer com que a telha solar tenha uma vida útil estimada em 20 anos. A Eternit informou que não existe manutenção para a telha solar, apenas recomendação de limpeza a cada 6 meses.
Diminui o calor e é fácil de instalar?
A telha solar (fotovoltaicas de concreto BIG-F10) ainda não tem um valor definido, conforme revelou a própria Eternit. Contudo, a empresa afirmou que as telhas serão ''competitivas em preço com as atuais alternativas do mercado, com inúmeras vantagens". Ou seja, existe a perspectiva de popularizar o produto.
> Vai ter apagão em 2021? Quais foram os maiores blecautes do Brasil?
“É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”, diz Luiz Antonio Lopes, responsável pela área de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit.