confusão

Anvisa interrompe jogo entre Brasil x Argentina para retirar jogadores que mentiram ao entrar no país

Os vigilantes sanitários entraram em campo no primeiro tempo da partida de Brasil x Argentina. Confira a nota da Anvisa na íntegra

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 05/09/2021 às 16:11
Bruno Cassucci/GE
FOTO: Bruno Cassucci/GE

A partida entre Brasil x Argentina começou normalmente na Neo Química Arena, mas foi interrompida de forma surpreendente aos cinco minutos do primeiro tempo, após vigilantes sanitários da Anvisa entraram em campo para retirar os quatro atletas argentinos que são acusados de mentir para entrar no país e disputar o jogo neste domingo (05) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Um tumulto foi formado e, em seguida, todos os jogadores da Seleção Argentina foram para os vestiários.

> Presidente interino da CBF fala sobre quem liberou os atletas da Seleção Argentina para o jogo contra o Brasil

A informação da TV Globo é que houve acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Conmebol e Governo Federal para a realização do jogo, mesmo com os jogadores Emiliano Martínez e Buendía, que atuam no Aston Villa, e Cristian Romero e Lo Celso, jogadores do Tottenham, atuam em clubes da Inglaterra. Segundo portaria da Anvisa, viajantes que estiveram no Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no Brasil.

> Jogo do Brasil nas Eliminatórias é suspenso. Seleção Argentina perde por W.O ou será remarcado? Saiba o que acontece agora

O protocolo de covid-19 do futebol sul-americano teve aceitação de todos os países que participam das competições da Conmebol (Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias). Em posicionamento oficial, a Anvisa afirmou que os quatro jogadores descumpriram as normas sanitárias brasileiras ao jogarem. Leia abaixo a nota da Anvisa na íntegra. De acordo com o Globo Esporte.com, o acorda da AFA com os times ingleses é de que os atletas retornem para o Reino Unido depois do segundo jogo.

Entenda o caso

A Anvisa informou que os atletas dos países citados devem ter feito quarentena de 14 dias ao chegarem no Brasil, mas eles não fizeram. O pedido foi para que eles ficassem isolados no quarto do hotel em São Paulo. No entanto, todos foram para o estádio e três deles escalados no time titular da Argentina. Confira a nota da instituição na íntegra:

Em virtude das informações de que quatro jogadores argentinos ingressaram no Brasil descumprindo as regras sanitárias do país, ao supostamente declararem, em formulário oficial da autoridade sanitária brasileira, informações falsas, a Anvisa se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e com a Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo neste sábado (4/9).

> Brasil x Argentina: Veja momento em que jogo foi interrompido neste domingo (5)

Após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021, a qual prevê que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil.

> Devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, diz Anvisa após jogadores da Argentina mentirem ao entrar no país

Os jogadores em questão declararam não ter passagem por nenhum dos 4 países com restrições nos últimos 14 dias. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes.

Ante a notícia, a Anvisa notificou de imediato o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS/MS), que coordena a rede CIEVS, responsável pela investigação epidemiológica junto ao estado de São Paulo e ao município de Guarulhos, para que o caso fosse investigado e rastreado.

Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclarece que já comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente.

Há notório descumprimento da Portaria Interministerial nº 655/2021 e às normas de controle imigratório brasileiro.

A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, nos termos do art. 11, da Lei Federal nº 6437/77.