TESTAGEM

Veja onde fazer o teste gratuito da covid-19 no Recife nesta quarta (08)

As equipes da Secretaria de Saúde aplicarão os testes da covid-19 das 8h às 16h, e o resultado fica pronto em menos de 30 minutos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/09/2021 às 14:44
Richardson Martins/Sesau
FOTO: Richardson Martins/Sesau

Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura do Recife oferece testagem gratuita para a covid-19 em cinco pontos da capital. Das 8h às 16h, equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) estarão em cinco pontos da cidade. Cada local tem capacidade para realizar até 200 testes, totalizando 1.200 checagens ao longo do dia.

Desde o início da ação, na segunda-feira (30) da semana passada, já foram realizados 1.210 testes, dos quais 38 tiveram resultados positivos.

>> Variante Delta: Com o aumento de casos em Pernambuco, saiba como se proteger

Quem pode fazer o teste?

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios, e o teste de antígeno der negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo).

Veja os locais

  • Conselho Comunitário dos Moradores de Apipucos (Apipucos);
  • Associação de Moradores Chagas Ferreira (Dois Unidos);
  • Praça da Várzea (Várzea);
  • Igreja Batista do Caçote (Caçote);
  • Academia da Cidade do Jordão Baixo (Jordão)

TestaPE

A ação está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, e visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.