Novo coronavírus

Covid-19: entenda o motivo de a variante Mu ser potencialmente preocupante; agência europeia faz alerta

Variante Mu já foi identificada em 39 países. São 9 variantes do novo coronavírus (covi-19) já identificadas

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 09/09/2021 às 11:22
Reprodução: Internet
FOTO: Reprodução: Internet
Leitura:

Um estudo da Agência Europeia de Medicamentos divulgado nesta quinta-feira (9) apontou que a nova variante do coronavírus B.1.621, denominada "Mu", é potencialmente preocupante. A cepa foi identificada originalmente na Colômbia em janeiro deste ano, e é classificada como "variante de interesse" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Risco

Segundo Marco Cavaleri, chefe de estratégia de vacinas do regulador europeu, a Mu pode ser potencialmente mais preocupante, porque pode apresentar um possível risco de imuno evasão, ou seja, resistência às vacinas. Ele ressaltou, no entanto, que os dados mostram que a cepa não se espalha tão amplamente como a variante Delta.

>> O que é a variante Delta? Entenda nova mutação do coronavírus que já circula em Pernambuco

Para concluir os estudos, os pesquisadores da agência europeia informaram que irão se comunicar com os centros de pesquisa de vacinas para obter a real eficácia dos imunizantes contra a nova variante.

>> Pernambuco confirma 4 novos casos da variante Delta da Covid-19

Casos

Desde o primeiro registro da cepa, foram notificados casos esporádicos na Colômbia, com notícias de contaminações em outros países da América do Sul e da Europa. Até o momento, a Mu já foi identificada em 39 países.

Variantes

Essa é a quinta variante de interesse do novo coronavírus (covid-19) já identificada pelos cientistas da OMS. As outras detectadas foram: Eta, Iota, Kappa e Lambda. Já as atuais variantes de preocupação são: Alfa, Beta, Gama e Delta.

Mais Lidas