Coronavírus

Covid-19: Pernambuco confirma 264 casos e 12 óbitos nesta quinta-feira (09)

Os dados são da Secretária Estadual de Saúde (SES-PE)

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 09/09/2021 às 12:30
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

Pernambuco conformou nesta quinta-feira (9), mais 264 novos casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 34 (equivalente 13%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 230 (equivalente 87%) são leves. Agora, o estado totaliza 611.739 casos confirmados da doença, sendo 53.569 graves e 558.170 leves. Os dados foram divulgados pela Secretária Estadual de Saúde (SES-PE).

>> O que é a variante Delta? Entenda nova mutação do coronavírus que já circula em Pernambuco

>> Pernambuco confirma 4 novos casos da variante Delta da Covid-19

Óbitos

Entre 05/02/2021 e 07/09/2021 foram confirmados 12 óbitos pela Covid-19. Com isso, Pernambuco soma agora 19.497 mortes pela doença.

Variante MU

Um estudo da Agência Europeia de Medicamentos divulgado nesta quinta-feira (9) apontou que a nova variante do coronavírus B.1.621, denominada "Mu", é potencialmente preocupante. A cepa foi identificada originalmente na Colômbia em janeiro deste ano, e é classificada como "variante de interesse" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Risco

Segundo Marco Cavaleri, chefe de estratégia de vacinas do regulador europeu, a Mu pode ser potencialmente mais preocupante, porque pode apresentar um possível risco de imuno evasão, ou seja, resistência às vacinas. Ele ressaltou, no entanto, que os dados mostram que a cepa não se espalha tão amplamente como a variante Delta.

Para concluir os estudos, os pesquisadores da agência europeia informaram que irão se comunicar com os centros de pesquisa de vacinas para obter a real eficácia dos imunizantes contra a nova variante.

Casos

Desde o primeiro registro da cepa, foram notificados casos esporádicos na Colômbia, com notícias de contaminações em outros países da América do Sul e da Europa. Até o momento, a Mu já foi identificada em 39 países.

Variante

Essa é a quinta variante de interesse do novo coronavírus (covid-19) já identificada pelos cientistas da OMS. As outras detectadas foram: Eta, Iota, Kappa e Lambda. Já as atuais variantes de preocupação são: Alfa, Beta, Gama e Delta.

Mais Lidas