transmissão comunitária

Confirmada primeira morte de pernambucano por variante Delta; paciente era morador do Recife

De acordo com a SES-PE, Pernambuco confirmou mais 15 casos da variante Delta

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/09/2021 às 17:17
Divulgação/ SES-PE
FOTO: Divulgação/ SES-PE
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a primeira morte de um pernambucano pela variante Delta. A informação foi revelada nesta sexta-feira (10). A pasta recebeu mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE).

Das 22 amostras sequenciadas, 15 (68,1%) foram de pacientes infectados pela cepa identificada inicialmente na Índia. Com isso, até agora, o Estado totaliza 29 pessoas infectadas por essa linhagem. De acordo com a SES-PE, este relatório de circulação de linhagens difere dos anteriores pelo fato das amostras analisadas já terem algum tipo de suspeita para a variante Delta, sendo esse o critério de seleção.

>> A segunda dose da vacina contra a covid-19 protege contra a variante Delta? Em quanto tempo? Médico responde

Perfil dos pacientes

Do total de pacientes infectados com a linhagem Delta, 14 são de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 paciente de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Entre os 15 casos da variante Delta, 7 foram em pessoas do sexo masculino e 8 do sexo feminino, com idades entre 11 e 75 anos. As faixas etárias são: 10 a 19 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (3), 40 a 49 (2), 50 a 59 (2), 60 a 69 (1) e 70 a 79 (1).

Das amostras que positivaram para a variante Delta, 14 foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar os casos.

Óbito causado pela variante Delta

Segundo a SES-PE, foi registrado apenas um paciente grave, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que veio a óbito no dia 23 de agosto. O paciente, que era morador do Recife, de 75 anos, tinha comorbidades como diabetes, doença cardiovascular crônica e portador de marcapasso.

Variante Gamma

Já os outros sete foram identificados como da linhagem e sublinhagem Gamma (31,8%). Esses pacientes eram dos municípios de Fernando de Noronha (2), Frei Miguelinho (3) e Paulista (1), além de 1 do Rio Grande do Norte/Mossoró. Todas as coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético.

Outros casos da cepa em Pernambuco

Além dos 15 novos casos registrados nesta sexta-feira (10/09), 4 foram confirmados no último dia 02.09 de pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). No último dia 27.08, foram confirmados 8 casos da variante em pessoas residentes dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18.08 foram confirmadas 2 amostras com a cepa originária da Índia, de pessoas residentes de Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.

Mais Lidas