Igreja Católica

Exaltação da Santa Cruz: veja oração, imagens e entenda a origem da festa comemorada nesta terça, 14 de setembro

Para os cristãos católicos, a exaltação da Santa Cruz é símbolo de santidade e libertação

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 14/09/2021 às 6:52
Reprodução/Vatican Media
FOTO: Reprodução/Vatican Media

Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, os cristãos católicos celebram o Dia da Exaltação da Santa Cruz. Para os fiéis, o objeto onde Cristo morreu deve ser lembrado como símbolo de libertação e de vitória. "[É] a vitória da Vida sobre o pecado, a morte e o mal", escreveu o arcebispo emérito de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, em artigo publicado no site Vatican News. Ao final desta reportagem, veja também uma oração para este dia.

No texto, o arcebispo explica que a data está relacionada com a construção de duas basílicas por volta do ano de 335 depois de Cristo. Uma foi contruída no Monte do Gólgota, onde Jesus Cristo foi crucificado. A outra em Anástasis, onde houve o sepultamento e, segundo a Igreja, a ressureição. As duas basílicas, de acordo com o site da Canção Nova, foram construídas por ordem de Constantino, então imperador romano.

Segundo a tradição católica, foi Santa Helena, mãe de Constantino, quem encontrou a cruz usada na crucificação de Jesus Cristo. De acordo com a Canção Nova, a relíquia foi roubada pelo rei persa Cosroe Parviz, e encontrada pelo imperador Heráclio, no ano de 628.

"Embora tenha todo este simbolismo por detrás da data, a essência principal da Festa da Exaltação da Santa Cruz é recordar e vivenciar a Paixão que nos libertou de nossas paixões; é exaltar a Cruz que condenou e esmagou o pecado em cada um de nós; é recordar dos cravos encravados nas mãos d‘Aquele que apagou o castigo do mal em cada um de nós. Afinal, todo aquele que olha a Cruz encontra Jesus Cristo que, “existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,6-8).", detalhou o arcebispo de Juiz de Fora.

"Em suma, que possamos reconhecer, verdadeiramente, a profundidade do amor de Jesus por nós e pela humanidade, inspirando através deste ato de Amor, replicar a entrega deste mesmo Amor pelos nossos irmãos através da redenção e felicidade", acrescentou dom Eurico.

Oração de Exaltação à Santa Cruz

Do site do Padre Reginaldo Manzotti

"Pelo sinal da santa cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos.

Senhor Jesus por Tuas chagas fomos curados!
Por Tua cruz fomos libertados!

Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1Pe 2,24)
Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados,

Se a cruz pesar seja nosso Cirineu,
Se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar,
Que a Tua cruz seja a minha salvação.

***

Ó Santa Cruz bendita onde a humanidade foi redimida e o Filho do homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.
Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo Sangue Redentor tornou-se sinal de nossa salvação.
Jesus na Tua cruz eu coloco a minha cruz.

(Coloque sua intenção)
Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;
dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.
Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão
aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão.

Jesus dai-nos a graça de viver os frutos da Tua redenção. (3x)

Amém."