O brasileiro Jarbas Barbosa, diretor Organização Pan-Americana da Saúde, participou do Passando a Limpo da Rádio Jornal na manhã desta quinta-feira. Na conversa com os jornalistas do programa, o médico explicou que, apesar da tendência de queda nos indicadores de transmissão do novo coronavírus, ainda não é hora de baixar a guarda.
"Um pais do tamanho do Brasil, se a transmissão seguisse de maneira descontrolada, a chance de aparecer novas variantes, seria maior. É bom para o brasil e para o mundo que tenha tido redução [nos números nas últimas semanas]. Isso não significa que a guerra está vencida e que a pandemia foi embora. Ela não foi", alertou o especialista.
Sem medicamentos e com máscaras
Na entrevista, Jarbas Barbosa reforçou que nenhuma pesquisa séria no mundo indicou um medicamente barato e de fácil acesso que consiga proteger a população ou curar da covid-19. O médico ainda reforçou que é necessário haver a manutenção dos protocolos de segurança, como o uso de máscaras até que boa parte da população mundial, incluindo os habitantes de países mais pobres, esteja imunizada.
Ouça a entrevista na íntegra