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Procon teria pedido ao Banco Central limite de transferência do Pix; saiba o valor e motivo

A solicitação do órgão é para que os brasileiros tenham um limite de transferência do Pix mensal

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 16/09/2021 às 20:45
Marcello Casal/ JrAgência Brasil
FOTO: Marcello Casal/ JrAgência Brasil

Por causa de golpes através do Pix e visando criar um mecanismo de segurança, o Procon de São Paulo solicitou ao Banco Central (BC) que seja colocado um limite de transferência do Pix no valor de R$ 500 por mês. A solicitação foi feita em reunião na quarta-feira (15). O órgão afirma que recebeu 2.500 reclamações sobre o pagamento, entre janeiro e agosto de 2021, sendo os principais motivos os seguintes: devolução de valores/reembolso, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) sem solução, saque não reconhecido pelo cliente, produto não encontrado e venda enganosa.

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De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa que fornecer o serviço deve arcar com quaisquer danos aos consumidores. O Banco Central propôs um e um limite de transferência do Pix no valor de RS 1 mil, mas o Procon-SP acredita que não seja suficiente para combater as fraudes.

O que é Pix?

A chave Pix é um código que torna o processo de enviar e receber dinheiro muito mais fácil. Para enviar ou receber dinheiro, não será mais necessário informar todos os dados da conta. Basta informar a chave Pix cadastrada! A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras).

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A chave aleatória e única. Ela é gerada automaticamente pela Caixa Econômica Federal, seguindo as regras do Banco Central e composta por 32 caracteres com letras e símbolos, não sendo possível realizar qualquer tipo de alteração.

Como enviar um Pix?

Você pode cadastrar uma chave Pix nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem, no Internet Banking ou Gerenciador CAIXA, no caixa eletrônico ou na Central de Atendimento pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais regiões). A chave Pix também pode ser cadastrada em qualquer agência.

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Se a transação Pix realizada está com o status “Em processamento” mesmo após transcorrido o período de 24 horas, consulte seu extrato da conta para verificar se houve o débito. Caso tenha ocorrido o débito do valor referente ao Pix enviado, a transação Pix foi concluída normalmente. Se o valor não foi debitado, a transação não foi e não será concluída, e você poderá enviar novamente o Pix sem qualquer custo.