MOBILIDADE

Por que está tão difícil conseguir uma corrida na Uber? O que fazer quando o motorista demora a aceitar a viagem?

Queixas de usuários da Uber se tornaram frequentes

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/09/2021 às 18:11
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Já se tornou comum passageiros se queixarem de dificuldade para conseguir um motorista de transporte por aplicativo. Nas redes sociais, chovem relatos e memes de usuários reclamando da dificuldade de conseguir uma corrida pela Uber, principal app deste tipo.

>> Com chuva torrencial e pico de maré alta no Recife, volta para casa é de preços altíssimos no Uber e outros apps

>> Uber reajusta tarifas pagas aos motoristas e anuncia outras novidades; veja o que muda

Por que está tão difícil conseguir uma corrida?

Os passageiro relatam que passam vários minutos à espera de um motorista, além de cancelamentos sucessivos. O motivo para isso ocorrer é que os parceiros da Uber e de outros aplicativos de transporte estão escolhendo quais corridas devem fazer para não saírem, segundo eles, no prejuízo.

>> Briga entre motoristas e aplicativos de transporte como Uber e 99 vai aumentar. Entenda

Veja alguns relatos de usuários nas redes sociais:

      
 

Por nota, a Uber revelou que a demanda por viagens tem aumentado nas últimas semanas "conforme o avanço da campanha de vacinação e a reabertura progressiva de atividades comerciais pelas autoridades" e que, por conta disso, "os usuários estão tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis".

O que fazer em caso de demora?

Quando a oferta é pouca e a demanda é alta, ou seja, quando há um volume maior de corridas para uma quantidade menor de motoristas, a plataforma põe em vigor automaticamente o preço dinâmico. Segundo a empresa, "a ferramenta é eficiente porque, por um lado, faz alguns usuários adiarem as suas viagens à espera de um preço menor e, por outro, incentiva que mais motoristas parceiros se desloquem para atender uma determinada região, de forma a reequilibrar a relação oferta-demanda no mercado".

>> Serviço ruim dos aplicativos de transporte como Uber e 99 faz demanda por táxi crescer nas grandes capitais, diz pesquisa

Além disso, a Uber reforça que "o preço dinâmico é temporário, por isso, a dica para os usuários é esperar alguns minutos antes de voltar a verificar o novo preço da viagem no app, porque ele é atualizado constantemente".

Em resumo, a solução para o passageiro, conforme nota da empresa, é esperar.

Cancelamentos revisados

Ainda segundo a Uber, os motoristas que rodam pelo aplicativo são profissionais independentes e "podem cancelar viagens quando julgarem necessário".

No entanto, me nota, a empresa afirma que "cancelamentos injustificados muito excessivos, reiterados ou para fins de fraude, porém, configuram violação ao Código da Comunidade e aos Termos de Uso pois atrapalham o bom funcionamento da plataforma e prejudicam a experiência dos demais motoristas e usuários".

Ainda segundo a Uber, a empresa revisa "constantemente as viagens e cancelamentos para identificar suspeitas de violação e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas".