ERUPÇÃO

Ilhas Canárias: avanço da lava do vulcão pode gerar gases tóxicos; acompanhe erupção

Já são 6.100 pessoas retiradas da ilha na costa noroeste da África, incluindo 400 turistas

Com informações do UOL
Com informações do UOL
Publicado em 21/09/2021 às 21:30
Antonio Parrinello/ Reuters
FOTO: Antonio Parrinello/ Reuters

As colunas de lava do vulcão Cumbre Vieja continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho, na lenta descida para a costa das Ilhas Canárias, na Espanha, e agora geram preocupações pela possível emissão de gases tóxicos quando atingir o Oceano Atlântico. "As nuvens criadas pela interação entre a água do mar e a lava são ácidas", explica Patrick Allard, diretor de pesquisa do instituto francês de Geofísica do Globo, em Paris, à agência de notícias France Presse. Esse "encontro" estava inicialmente previsto para a noite dessa segunda-feira (20), mas ainda não ocorreu devido ao avanço mais lento da lava na ilha de La Palma, no arquipélago em frente à costa da África.

O magma está a cerca de 2 km do mar e avança por volta dos 200 metros por hora, mas autoridades agora evitam fazer uma nova previsão de quando as colunas de lava podem atingir a água. O Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo (18) e registrou a sua nona fissura eruptiva na noite desta segunda, após um novo terremoto, o que obrigou a remoção de mais 500 pessoas e elevou para 6 mil os deslocados.

>>Drone flagra momento em que lava de vulcão atinge piscina em La Palma; veja vídeo

Raio de exclusão

Sua erupção pode durar "várias semanas ou alguns meses", segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), e o vulcão está expelindo colunas de fumaça que alcançam centenas de metros de altura e entre 8 mil e 10,5 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia. O governo regional das Canárias decretou um "raio de exclusão de 2 milhas náuticas" (cerca de 3,7 km) ao redor de onde os fluxos de lava devem chegar, pedindo aos curiosos que não se desloquem à área.