Sessão conturbada

Vídeo: Ministro da CGU Wagner Rosário chama senadora Simone Tebet de 'descontrolada' e vira investigado na CPI da Covid

Ministro deu início a discussão generalizada depois de ter chamado a senadora Simone Tebet (MDB-MS) de 'descontrolada'

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/09/2021 às 18:35
 Leopoldo Silva/Agência Senado
FOTO: Leopoldo Silva/Agência Senado

Nesta terça-feira (21), o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, deu início a um "bate-boca" em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, depois de ter chamado a senadora Simone Tebet (MDB-MS) de "totalmente descontrolada". Segundo informações do portal G1, o comentário foi feito após a parlamentar criticar a postura do ministro em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao processo de aquisição da vacina indiana Covaxin pelo Governo Federal. (Veja o vídeo abaixo)

Tebet afirmou que "a CGU não foi criada para ser órgão de defesa de ninguém", sugerindo que o ministro atua no atendimento de interesses do presidente Bolsonaro. "Temos um controlador que passa pano, deixa as coisas acontecerem", destacou ela. A senadora afirmou ainda que o contrato de aquisição do imunizante indiano contou com documentos falsos, não detectados pela CGU, o que foi rebatido por Rosário. Devido ao tumulto, Rosário passou a ser investigado pela CPI da Covid-19.

"Bem, senadora, com todo o respeito à senhora, eu recomendo que a senhora lesse tudo de novo porque a senhora afalou uma série de inverdades aqui", disse o ministro no depoimento. Tebet, então, replicou: “Não faça isso. O senhor pode dizer que eu falei inverdades, mas não me peça para fazer algo porque eu sou senadora da República". Ela ainda disse que o ministro da CGU estava se comportando como um "menino mimado".

"A senhora me chamou de engavetador, me chamou do que quis", alegou o ministro. "Me chama de menino mimado, eu não lhe agredi, a senhora está totalmente descontrolada, me atacando", complementou. Dessa forma, iniciou-se um tumulto entre os senadores, e o ministro deixou a sessão. Pouco tempo depois, o relator da Comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), converteu a condição de Rosário, antes testemunha, a pedido do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

Sessão conturbada

O depoimento desta terça foi marcado por outro bate-boca, no qual o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) se envolveu. Após discussão entre Renan Calheiros e o depoente, o tucano, então presidente interino da Comissão, pediu para o ministro da CGU "baixar a bola" após este subir o tom.

Rosário foi criticado por parlamentares

Wagner Rosário foi bastante criticado pelos parlamentares por suposta omissão frente a irregularidades na compra fracassada da vacina Covaxin, da Índia, pelo Ministério da Saúde. Omar Aziz chegou a afirmar, na semana passada, que Rosário pode ter cometido prevaricação no caso. A postura do ministro em relação à senadora também gerou revolta dos demais parlamentares, que o acusaram de machismo.