Igreja Católica

Dia de São Gerardo Sagredo: Conheça a história e oração para o santo

São Gerardo Sagredo foi perseguido e morto por defender a fé cristã

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/09/2021 às 7:01
Reprodução
FOTO: Reprodução

Neste 24 de setembro, a Igreja Católica celebra a história de São Gerardo Sagredo. O santo nasceu em no ano de 980, na cidade de Veneza, na Itália. Filho de uma família ilustre, sempre rezou muito e tinha atenção especial pelos pobres e doentes. Em pouco tempo, de acordo com historiadores, se tornou abade de um mosteiro na cidade onde nascera.

"Tendo-lhe falecido o pai, nas cruzadas da Terra Santa, quis realizar uma peregrinação à Palestina. Na volta, tomou o caminho para a Hungria; e a pedido do rei assumiu a missão de evangelizar com seu grupo aquela nação. Depois de ser orientador espiritual e professor do rei Estêvão I, uniu-se ao monarca, também santo da Igreja, para converter seu povo ao cristianismo. Combateu as idolatrias; e o sagrado Bispo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.", explica a Canção Nova em nota. "Com a morte do rei, entrou na luta pelo poder; e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o Bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo", acrescenta.

Ele também foi perseguido. "Com a morte do rei Estêvão I, começaram as perseguições de seus sucessores, que desejavam estabelecer o regime pagão e o culto aos deuses. Numa viagem, em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isso em 24 de setembro de 1046. Deixou escrito lindos testemunhos do religioso Bispo e fiel cristão, que tornou-se com a graça de Deus", narra o site da Canção Nova.

São Gerardo foi beatificado em 1083. As relíquias do santo estão guardadas na igreja de Nossa Senhora de Murano, em Veneza.

Oração

"Senhor, que, na vossa divina providência,
quisestes contar no número dos Santos Pastores
o vosso servo São Gerardo Sagredo
e o fizestes resplandecer pela sua caridade ardente
e pela fé que vence o mundo,
concedei, por sua intercessão, que também nós,
perseverando na fé e na caridade,
mereçamos participar na sua glória.
Por Nosso Senhor.
AMÉM!"