MAR AGITADO

Marinha do Brasil alerta para ondas de até 3,5 metros em boa parte do litoral do Nordeste neste sábado; veja orientações de especialista

O alerta emitido pela Marinha do Brasil vale até este sábado (25)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 25/09/2021 às 9:50
Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Guga Matos/JC Imagem

Desde a última terça-feira (22), a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ondas com até 3,5 metros de altura na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, e de Pernambuco, ao sul do Recife. O alerta vale até este sábado (25). Segundo o informe, a passagem de um sistema frontal sobre o sul do estado da Bahia poderá provocar agitação marítima nessas faixas litorâneas.

E agora?

Em entrevista ao site da Rádio Jornal, o especialista e professor Hernande Pereira, coordenador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco da Universidade Federal Rural de Pernambuco (IRRD/UFRPE), falou sobre o assunto e tranquilizou a população. Segundo ele, não há motivos para pânico. Confira abaixo as orientações:

Em se tratando do alerta emitido pela Marinha, qual o nível correto de preocupação que a população deve ter?

Hernande Pereira: Nível normal de preocupação. Não é a primeira vez que esse tipo de evento ocorre no litoral nordestino, pois este evento meteorológico normalmente pode ocorrer neste período do ano (julho a setembro). Banhistas devem ter cuidados principalmente em praias desertas e desconhecidas pelos usuários. O aviso é muito mais importante para quem pretende se lançar ao mar nessa região do que para quem está em solo.

Na prática, ondas de 2,5m causam quais tipos de danos?

H.R.: A sobre-elevação do nível do mar de causa meteorológica, ou maré meteorológica é uma variação do nível do mar produzida por causas climáticas. Os danos provocados por essas Ondas devem estar concentrados na região onde a faixa de areia é curta. Nessas regiões a água pode invadir o calçadão e provocar alagamentos semelhantes aos de um dia de chuva. As condições para a navegação marítima na costa se tornam perigosas.

E no caso das ondas de 3,5m?

H.R.: Nesse caso os danos provocados pelas Ondas do alerta emitido pela Marinha são semelhantes aos de uma onda de 2,5 metros, ou seja alagamentos semelhantes ao de um dia de chuva, porém por uma extensão e gravidade um pouco maior. E se tratando da navegação as condições para essa atividade são mais difíceis para quem se lançar ao mar.

Moradores de regiões muito próximas ao mar, devem sair de suas casas?

H.R.: Moradores de Palafita e moradores muito próximos da área onde a faixa de praia é muito curta podem ser surpreendidos com água dentro de suas casas sim. Caso ela apresente alto risco de alagamento, a prudência recomenda sair da casa.

Para ficar bastante claro, qual a diferença entre um tsunami e as ondas previstas pela Marinha?

H.R.: Um tsunami é definido como uma grande onda oceânica gerada por terremotos ou outros eventos tectônicos (geológicos). Por definição, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km. Enquanto que as ondas previstas pelo Alerta da Marinha são de origem meteorológicas. O que não é o caso. O litoral de Pernambuco passa por vários momentos de grandes ondas durante o ano.