oração

Saiba quem foi São Jerônimo, o santo que traduziu a Bíblia

São Jerônimo nasceu em 342 e foi responsável por traduzir os quatro evangelhos em latim. A Igreja Católica celebra o Dia de São Jerônimo junto com o Dia da Bíblia

Imagem do autor
Cadastrado por

Rádio Jornal

Publicado em 30/09/2021 às 8:12 | Atualizado em 12/09/2023 às 13:21
X

São Jerônimo é reconhecido pela Igreja Católica como o tradutor da Bíblia Sagrada ao latim. Sua festa é celebrada no mesmo dia que se comemora do Dia da Bíblia, 30 de setembro.

O nome Jerônimo significa “que tem um nome sagrado”. Este santo consagrou sua vida ao estudo da Bíblia e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício.

Uma de suas mais famosas frases sobre o Livro Sagrado é: “Ama a Sagrada Escritura e a sabedoria amar-te-á; ama-a ternamente e ela guardar-te-á; honra-a e receberás as suas carícias”.

>> Santo Expedito: A história do mártir que combateu a procrastinação

História de São Jerônimo

São Jerônimo nasceu na Dalmácia (Iugoslávia) por volta do ano 340. Em Roma, estudou latim sob a direção do mais famoso professor de seu tempo, Donato, que era pagão.

Ele foi reconhecido como um grande latinista e conhecedor de muitos idiomas, como o grego. Jerônimo passava dias lendo e aprendendo sobre grandes autores latinos como Cícero, Virgílio, Horácio e Tácito, e autores gregos como Homero e Platão, mas quase nunca dedicava tempo à leitura espiritual.

Então, ele foi ao deserto pagar uma penitência por seus pecados, em especial por sua sensualidade, que era muito forte, por seu mau gênio e seu grande orgulho.

Durante o tempo no deserto, embora rezasse muito, jejuasse e passasse noites sem dormir, não conseguiu a paz e descobriu que sua missão não era viver na solidão.

De volta à cidade, foi nomeado secretário do papa Dâmaso, encarregado de redigir as cartas que o pontífice enviava. Em seguida, foi designado para fazer a tradução da Bíblia.

Naquele tempo, as traduções que existiam não eram muito exatas e tinham várias imprecisões de linguagem.

Jerônimo, que escrevia com grande elegância o latim, traduziu a este idioma toda a Bíblia, e essa tradução chamada "Vulgata" (tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.

Quando tinha por volta dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social causou inveja em muitas pessoas a seu redor.

Sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, decidiu ir embora para a Terra Santa definitivamente. Ali, passou seus últimos 35 anos em uma gruta, junto à Gruta de Belém.

Várias das ricas mulheres romanas, que tinham se convertido através de suas pregações e conselhos, venderam seus bens e foram também a Belém a seguir sob sua direção espiritual.

Com o dinheiro dessas senhoras, construiu naquela cidade um convento para homens, três para mulheres, e uma casa para atender aos que chegavam de todas as partes do mundo para visitar o lugar onde nasceu Jesus.

Com tremenda energia, escrevia contra os hereges que se atreviam a negar as verdades da Santa religião.

A Igreja Católica reconheceu sempre São Jerônimo como um homem eleito por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia. Ele morreu em 30 de setembro do ano 420, aos 80 anos.

Oração de São Jerônimo

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

Ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus.

Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém!”

Tags

Autor