IMUNIZAÇÃO

Prefeitura do Recife começa a aplicar reforço de vacina contra covid-19 em dois novos grupos; saiba detalhes

O reforço é feito com vacina da Pfizer

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/10/2021 às 21:05
Janaína Pepeu/Divulgação Prefeitura de Caruaru
FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação Prefeitura de Caruaru

Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores de saúde do Recife já podem agendar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, a partir das 20h desta sexta-feira (1º). O cadastro é feito pelo site e aplicativo Conecta Recife e é válido para quem completou o esquema vacinal há ao menos seis meses, com imunizantes em duas doses ou aplicação única. O anúncio foi feito pela Prefeitura do Recife.

De acordo com a gestão municipal, independente da vacina recebida na primeira fase, os grupos receberão a vacina da fabricante Pfizer/BioNTech, conforme foi recomendado pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A combinação de vacinas não compromete a resposta imunológica.

>>Covid-19: Pernambuco recebe lote com 115.900 doses de vacinas da Astrazeneca

Pernambuco

O reforço na imunização contra a covid-19 para profissionais de saúde com esquema vacinal completo e idosos a partir de 60 anos chegou em Pernambuco nesta sexta-feira. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa. A estratégia, balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta manhã.

Segundo Longo, ficou estabelecido que, assim que chegarem mais vacinas seria possível vacinar esses públicos com a terceira dose, desde que o esquema com duas doses ou dose única tenha sido concluído há, no mínimo, seis meses. "Vamos ampliar a proteção para os idosos", disse André Longo. A primeira remessa de imunizantes destinada a esse público está prevista para chegar ao Estado na tarde deste sábado (2), com novos lotes de vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech.

No último dia 29 de setembro, o Ministério da Saúde já havia anunciado a recomendação da terceira dose para idosos a partir de 60 anos. Na ocasião, o secretário André Longo também anunciou que os trabalhadores de saúde, que completaram o esquema vacinal (duas dose contra covid-19 ou dose única) até 31 de março, já estão autorizados a tomar a aplicação de reforço.

"São profissionais que já concluíram seis meses do recebimento da segunda dose. Nesses casos, todos os municípios pernambucanos já estão autorizados a aplicar a dose de reforço. Para isso, hoje (1º) o amanhã chegam mais vacinas para seguirmos com a estratégia de proteção à linha de frente (de combate à covid-19)", disse Longo.