ENTREVISTA

WhatsApp fora do ar: pessoas que usam app para trabalhar contam como tem sido sem a rede social

WhatsApp, Facebook e Instagram pararam de funcionar por volta das 12h desta segunda-feira (4)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/10/2021 às 17:33
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A queda do WhatsApp, Facebook e Instagram tem gerado grande repercussão no Twitter e muitos memes foram compartilhados nesta segunda-feira (4). No entanto, muita gente usa a ferramenta para trabalho. No programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal, Ciro Bezerra abriu o microfone para os ouvintes relatarem suas dificuldades.

Foi o caso de Joana, funcionária de uma ótica no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. "Complicado aqui no comércio do centro do Recife. 90% do contato é pelo WhatsApp. Ficou complicada a comunicação", contou.

>> WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar e internautas se queixam de queda no Twitter

>> WhatsApp fora do ar: o que diz rede social sobre a queda

Já Flauber Monteiro, morador de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, também se queixa da queda do WhatsApp. "É estranho você que trabalha com o WhatsApp. Tem que estar ligando, confirmando as coisas. É voltar lá para a década de 90, anos 2000", comentou.

Carlos André, que mora no bairro de Sítio Novo, em Olinda, é motorista. "Eu trabalho como motorista e a comunicação pelo WhatsApp é muito importante. Aí a gente tem que falar pelo modelo antigo", compartilhou.

Ouça o que os ouvintes disseram:

O que aconteceu com WhatsApp?

O problema atinge tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no computador. No caso do WhastApp Web, quem tenta acessar encontra uma página praticamente em branco com a mensagem "5xx Server Error". Quem tenta conexão com Facebook e o Instagram pelo navegador encontra uma tela de página fora do ar.

Apesar da repercussão, ainda não há explicações para o que teria motivado a queda das plataformas. No entanto, a página do WhatsApp no Twitter postou uma mensagem reconhecendo o problema. Segundo a empresa, a plataforma está "trabalhando para que as coisas voltem ao normal".

 

Não é a primeira vez que as redes sociais de Mark Zuckerberg apresentam instabilidade neste nível. Em março deste ano, o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar em várias partes do mundo por 40 minutos.