Caso Suzane Von Richthofen

Por causa de faculdade, Suzane von Richthofen é transferida de setor no presídio; veja para onde detenta foi levada

Suzane von Richthofen começou aulas de biomedicina e frequenta universidade diariamente

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 07/10/2021 às 10:52
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Sem alardes, a penitenciária de Tremembé, onde Suzane von Richthofen está presa, determinou uma mudança radical na vida da mulher que encomendou a morte dos país em 2002. É que desde o último dia 20 de setembro, Suzane está presa em uma cela especial, sem a companhia de outras detentas no mesmo espaço.

O motivo da mudança é que Suzane von Richthofen começou a frequentar, diariamente, aulas de biomedicina em uma universidade na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. O risco aparente de contágio pelo novo coronavírus fez com que a direção da instituição penitenciária tenha tomado a decisão.

>>> LEIA MAIS: Suzane von Richthofen quase foi assassinada pelo PCC dentro da cadeia, relata livro; entenda motivos

O medo é que, em uma eventual contaminação de Richthofen, ela mesma transmita a covid-19 para outras mulheres. No presídio, estão outras presas famosas como Ana Carolina Jatobá, madrasta de Isabella Nardoni, e Elize Matsunaga, que matou o marido, o empresário Marcos Matsunaga.

Suzane Universitária

De acordo com apuração do G1, além do isolamento, a Justiça também determinou que Suzane vai precisar apresentar boletins constando as notas e as presenças nas aulas. É uma forma de provar o real aproveitamento da detenta no curso de biomedicina. Suzane também é obrigada a usar tornozeleira eletrônica durante suas saídas.

>>> LEIA MAIS: Além de Suzane von Richthofen, Cristian Cravinhos também teve relacionamento homoafetivo dentro da cadeia, diz livro

Suzane foi autorizada a sair do presídio sempre que houver aulas entre 17h e 23h55. As aulas foram iniciadas em 29 de setembro e ela vai às aulas com recursos próprios. No primeiro dia de aula, por exemplo, Suzane fez o trajeto em um carro de aplicativo. A viagem entre o presídio e a faculdade dura cerca de 20 minutos. Atualmente, Suzane está com os cabelos mais escuros e mais curtos.