Conheça o teatro, também chamado de Jerusalém, que não fica em Pernambuco e preparou missa para Nossa Senhora Aparecida

Além de Nova Jerusalém, em Pernambuco, famosa pela encenação da Paixão de Cristo, existe outra cidade cenográfica no Brasil

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/10/2021 às 13:32
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A população pernambucana e brasileira sabe que 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida e data importante para a fé de muitas pessoas. No entanto, você conhecia que existe outro local como nome e produção referente à história do cristianismo, além de Nova Jerusalém? O teatro conhecido como Jerusalém da Amazônia está localizado dentro da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, a 21 quilômetros do centro. É a segunda maior cidade cenográfica do mundo, atrás somente da situada no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

> Entenda como surgiu o feriado de 12 de outubro e curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida

Pela primeira vez nesta pandemia da covid-19, a cidade cenográfica de Jerusalém da Amazônia foi aberta aos visitantes no dia Nossa Senhora Aparecida, com uma missa na Capela Barco. O evento reúne a comunidade graças ao avanço da vacinação contra a doença. A ideia é juntar fé em Nossa Senhora Aparecida, a religião e a arte.

Jerusalém da Amazônia

O local é de construção rústica e tem amplo espaço e é composto por uma área de quatro hectares e 16 cenários entre naturais e construídos. Para não coincidir com o calendário de outras festas do Estado, a encenação da Paixão de Cristo no local normalmente é realizada na segunda quinzena de maio.

> Nossa Senhora Aparecida: saiba por que Maria, mãe de Jesus Cristo, tem mais de mil nomes

A apresentação teatral conta com mais de 300 atores de várias cidades do estado do Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, incluindo Rondônia. Há mais de uma década, Jerusalém da Amazônia é considerada pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) como o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro (cristã).

Missa de Nossa Senhora Aparecida

Os católicos celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por causa disso, a TV Aparecida transmite ao vivo missas direto do Santuário de Aparecida, em São Paulo, e o site da Rádio Jornal retransmite. Haverá missa às 7h, 9h, 12h, 16h, 18h e 19h. “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”. Esses versos são cantados em todo o Brasil em honra à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja solenidade a Igreja celebra hoje,12 de outubro.