Conheça o teatro, também chamado de Jerusalém, que não fica em Pernambuco e preparou missa para Nossa Senhora Aparecida

Além de Nova Jerusalém, em Pernambuco, famosa pela encenação da Paixão de Cristo, existe outra cidade cenográfica no Brasil

Publicado em 12/10/2021 às 13:32
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet
Leitura:

A população pernambucana e brasileira sabe que 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida e data importante para a fé de muitas pessoas. No entanto, você conhecia que existe outro local como nome e produção referente à história do cristianismo, além de Nova Jerusalém? O teatro conhecido como Jerusalém da Amazônia está localizado dentro da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, a 21 quilômetros do centro. É a segunda maior cidade cenográfica do mundo, atrás somente da situada no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

> Entenda como surgiu o feriado de 12 de outubro e curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida

Pela primeira vez nesta pandemia da covid-19, a cidade cenográfica de Jerusalém da Amazônia foi aberta aos visitantes no dia Nossa Senhora Aparecida, com uma missa na Capela Barco. O evento reúne a comunidade graças ao avanço da vacinação contra a doença. A ideia é juntar fé em Nossa Senhora Aparecida, a religião e a arte.

Jerusalém da Amazônia

O local é de construção rústica e tem amplo espaço e é composto por uma área de quatro hectares e 16 cenários entre naturais e construídos. Para não coincidir com o calendário de outras festas do Estado, a encenação da Paixão de Cristo no local normalmente é realizada na segunda quinzena de maio.

> Nossa Senhora Aparecida: saiba por que Maria, mãe de Jesus Cristo, tem mais de mil nomes

A apresentação teatral conta com mais de 300 atores de várias cidades do estado do Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, incluindo Rondônia. Há mais de uma década, Jerusalém da Amazônia é considerada pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) como o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro (cristã).

Missa de Nossa Senhora Aparecida

Os católicos celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por causa disso, a TV Aparecida transmite ao vivo missas direto do Santuário de Aparecida, em São Paulo, e o site da Rádio Jornal retransmite. Haverá missa às 7h, 9h, 12h, 16h, 18h e 19h. “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”. Esses versos são cantados em todo o Brasil em honra à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja solenidade a Igreja celebra hoje,12 de outubro.

Mais Lidas