religião

Entenda como surgiu o feriado de 12 de outubro e curiosidades sobre a história de Nossa Senhora Aparecida

Inúmeros registros cercam a tradição do cristianismo em celebrar a dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

Com informações do Portal Terra
Com informações do Portal Terra
Publicado em 12/10/2021 às 12:45
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado sempre em 12 de outubro, data que é considerado feriado nacional. A data é celebrada pelo cristianismo como exemplo de fé e agradecimento dos fiéis por Maria, mãe de Jesus, ter cumprido a missão dela em terra. A Santa foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei com a visita do Papa João Paulo II em 1980.

> Conheça o teatro, também chamado de Jerusalém, que não fica em Pernambuco e preparou missa para Nossa Senhora Aparecida

Vale lembrar que o Dia das Crianças é mais antigo que o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A data foi originalmente chamada de "dia de festa da criança" e oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes. No entanto, não é um feriado.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

1- A imagem de Nossa Senhora Aparecida não foi encontrada no dia 12 de outubro

Acredita-se que a imagem foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717, mas a escolha por uma data diferente pode ter sido pelo descobrimento da América (12/10/1492), a aclamação de Pedro I como imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da estátua do Cristo Redentor (12/10/1931). Vale lembrar que só em 1953 o dia 12 de outubro foi considerado o data oficial da Padroeira. Antes disso, foi comemorada em diferentes datas.

> Nossa Senhora Aparecida: saiba por que Maria, mãe de Jesus Cristo, tem mais de mil nomes

2 - Por que o dia de Nossa Senhora Aparecida é feriado?

A data foi escolhida como feriado pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492; porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul; e por ser Dia das Crianças.

2- A escultura de Nossa Senhora Aparecida já foi quebrada

Você sabia que um jovem roubou Nossa Senhora Aparecida na Matriz Brasílica? Após pegar a escultura em suas mãos, ele jogou-a no chão, quebrando-a em diversos pedaços. A imagem foi restaurada, no entanto, algumas características da santa não puderam ser totalmente reparadas. A parte da cabeça cabeça foi a mais danificada e, por isso, ao comparar fotos de antes e depois, é possível notar uma diferença significativa nos traços da Padroeira.

3- Existem registros de milagres de Nossa Senhora Aparecida?

Existem inúmeros relatos milagrosos relacionados à santa. Contudo, dois deles são realmente comprovados por meio de objetos e que estão no expostos em um museu. O primeiro é uma corrente que teria pertencido a um escravo e que foi solta assim que o mesmo se aproximou da imagem da santa. O outro é uma pedra da escadaria de uma igreja com o formato de uma ferradura. Nesta história, um homem ficou preso com seu cavalo ao tentar entrar no local para zombar dos fiéis.

> Nossa Senhora Aparecida: Confira horário das missas no Santuário de Aparecida e como assistir

4- Quem esculpiu Nossa Senhora Aparecida?

Por ser moldada com barro paulista, especialistas acreditam que a imagem foi esculpida por um frei carioca, chamado Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português mais famoso da época, o Agostinho da Piedade.

5- A Santa do Santuário Nacional de Aparecida é a mesma que foi encontrada no rio?

Alguns acreditam que se trata de uma réplica perfeita da original. Mas, o Santuário Nacional de Aparecida, garante que é a verdadeira. Por motivos de segurança, o nicho fica protegido por um vidro à prova de balas e está a quatro metros do solo. A santa só sai do local uma vez ao ano, com exceção da visita de papas.