ESPECIAL

Educação fora do país: a busca por uma vida melhor

Conheça as histórias de quem quer estudar fora, de quem acabou de realizar o sonho e de quem guarda na bagagem as experiências da educação no exterior

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/10/2021 às 14:06
Cortesia
FOTO: Cortesia

Desejo de muitos, oportunidade para poucos. A realidade atual e os desafios de estudar no exterior são esmiuçados através de três histórias nessa série especial da Rádio Jornal, produzida pela repórter Ingrid Santos.

O sonho de estudar fora

Na primeira reportagem da série, conhecemos o estudante Willams Natividade. O jovem violinista conseguiu uma bolsa de estudos na França, mas precisa de ajuda para bancar os custos da viagem. Ele abriu uma vaquinha online para tentar realizar o sonho de aprimorar as técnicas no violino com os melhores professores do ramo. Com data marcada para embarcar, Willams corre contra o tempo para realizar o sonho de estudar fora do país.

Sonho realizado

Ainda falando de violino, na segunda reportagem da série somos apresentados a Eurico Cosme e Luhan Lucena. O talento para a música proporcionou aos dois a oportunidade de cursar bacharelado nos Estados Unidos. Há poucos dias no norte das Américas, eles falam sobre os desafios com idioma, adaptação cultural e os perrengues que passaram logo na chegada.

Experiência guardada na bagagem

Na última reportagem, a professora de inglês Marília Brasileiro resgata as lembranças de 2013, quando participou de um intercâmbio em Londres pelo programa Ciência sem Fronteiras. Oito anos depois ela conta como os impactos dessa experiência reverberam, até hoje, em sua vida profissional. Experiências que podem se tornar cada vez mais escassas, caso não haja investimentos na educação. O alerta é da coordenadora de Relações Internacionais do Centro Universitário Tiradentes, Renata Costa, que também foi entrevistada para essa série.