data comemorativa

Entenda por que existe dúvida se o Dia do Comerciário é feriado ou não

O Dia do Comerciário afeta o funcionamento de algumas atividades do setor

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 15/10/2021 às 21:25
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Instituída em 14 de março de 2013, a partir do artigo 7 da Lei nº 12.790, o Dia do Comerciário é considerada uma vitória histórica da categoria. No entanto, existe uma ''confusão'' relacionado ao público-geral. Além da dúvida de quem deve paralisar as atividades na data, o Dia do Comerciário varia de acordo com cada Estado do Brasil, mesmo sendo feriado apenas para o setor do comércio. Ou seja, nem todos os setores econômicos da sociedade precisam, obrigatoriamente, fechar. Em Pernambuco, a data cai na terceira segunda-feira de outubro (18 de outubro).

Como vai funcionar o comércio?

O comércio não será fechado por completo. Ao menos, no Estado de Pernambuco. As lojas de rua irão funcionam de forma facultativa e os shoppings em horário especial. O motivo disso foi o acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho 20/21 entre os sindicatos laboral e patronal. A ideia é usar o Dia do Comerciário para diminuir os prejuízos financeiros ocasionados pela pandemia da covid-19, conforme informou o presidente da CDL Recife e Sindilojas Recife.

> Confira o que abre e o que fecha no Dia do Comerciário

“Entendemos que o funcionamento do comércio neste feriado será mais uma oportunidade para vendas,visando a recuperação das perdas que o setor vem sofrendo durante a pandemia da Covid-19”, afirmou Fred Leal.

> Feriado: Confira mensagens e frases para enviar para os amigos e familiares

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia do Comerciário. Clique aqui e veja a história do Dia do Comerciário.