JORNALISMO

VÍDEO: William Bonner e Renata Vasconcellos choram no final do Jornal Nacional; saiba o motivo

Apresentadores do Jornal Nacional se emocionaram durante a exibição do programa desta sexta-feira (15)

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 16/10/2021 às 9:39
Reprodução/ TV Globo
FOTO: Reprodução/ TV Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos não conseguiram conter as lágrimas durante encerramento da edição do Jornal Nacional desta sexta-feira (15). A cena emocionante chamou atenção dos telespectadores.

O choro foi motivado pela exibição de uma reportagem especial para comemorar os 25 anos do canal GloboNews, o primeiro canal brasileiro de televisão exclusivamente dedicado ao jornalismo. Renata participou da primeira transmissão, em 1996.

>> O que William Bonner e Renata Vasconcellos conversam durante música de abertura do Jornal Nacional?

Primeira transmissão da GloboNews

Renata Vasconcellos e Eduardo Grillo conduziram a primeira transmissão da GloboNews, no dia 15 de outubro de 1996, às 21h. A estreia foi no Em Cima da Hora, telejornal que passou a ser exibido de hora em hora na grade do canal.

O canal GloboNews foi uma encomenda feita por Roberto Irineu Marinho, acionista e então vice-presidente executivo da Rede Globo, a Evandro Carlos de Andrade, então diretor de jornalismo da Globo. O primeiro prazo foi de três meses, mas dificuldades na importação de equipamentos fizeram o canal entrar no ar somente dez meses depois.

"Em graus diferentes, estamos todos muito emocionados aqui. Então, cabe a mim dizer que logo mais...", começou Bonner, com a voz embargada. Em seguida, ele deu a mão para a companheira de bancada: "A gente fica muito... Trabalho duro e muita emoção", acrescentou Renata, chorando. "Parabéns para a parte que lhe cabe nisso", completou Bonner.

Veja:

 

Renata Vasconcellos falou sobre sua participação na estreia do canal. "É uma honra que trago comigo o fato de ter participado da estreia do primeiro canal de notícias, 24 horas no ar. Os 25 anos de Globonews mostram a importância do jornalismo profissional na vida do brasileiro. Notícia em primeira mão, ao vivo, análises que cobrem todos os aspectos da informação. O canal se tornou essencial para formar opinião e ajudar o cidadão a fazer escolhas", resumiu Renata.

Sobre William Bonner e Renata Vasconcelos

William Bonner assumiu a bancada do JN em 1996, depois de ter passado pelo Jornal Hoje, Jornal da Globo e Fantástico. Ele desejava se tornar redator publicitário. Começou a carreira de jornalista na TV Bandeirantes, em 1985. A ideia de mudar o sobrenome surgiu quando entrou para a Globo e se tornou apresentador do SPTV – 3ª Edição, em 1986. Foram dez anos até assumir a bancada do principal telejornal em rede do País.

Bonner estudou Publicidade na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e desejava se tornar redator publicitário. O seu nome completo, na verdade, é William Bonemer Júnior. A ideia de mudar o sobrenome surgiu quando
ele se tornou apresentador do SPTV – 3ª Edição, em 1986: percebeu que seria uma pessoa pública e não queria ser confundido com o pai, o pediatra William Bonemer, que tinha um consultório na cidade.

Renata Vasconcellos saiu direto da universidade para a bancada de um telejornal. Mais do que isso: sua estreia coincidiu com a do primeiro canal de notícias 24h no ar, a GloboNews. A jornalista estreou em 1996, ao lado de Eduardo Grillo no boletim Em Cima da Hora do turno da tarde. De lá para cá, passou pelas bancadas do Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Fantástico. A partir de 2005, a jornalista passou a ser apresentadora substituta do Jornal Nacional, cuja bancada assumiria oficialmente, ao lado de William Bonner, em 2014.

Renata Fernandes Vasconcellos nasceu no Rio de Janeiro em 10 de junho de 1972. Ela e sua irmã gêmea, a estilista Lanza Mazza, são filhas do engenheiro civil Renato da Fonseca Vasconcellos e da advogada Fernanda Saraiva Fernandes. Cursou publicidade e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) no Rio de Janeiro e fez estágios em agências de publicidade, até ser aprovada no concurso que selecionou a equipe pioneira da GloboNews.