INSS

Após tantas mudanças, é preciso fazer prova de vida em 2021 ou ficou para 2022? Tire suas dúvidas

Aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida anualmente

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 18/10/2021 às 11:18
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão confusos com os adiamentos, suspensões e retornos da prova de vida. Desde o início da pandemia de covid-19, diversas medidas vêm sendo tomadas, suspensões e calendários divulgados, mas, finalmente, é para fazer prova de vida em 2021? Quais as datas? Tire suas dúvidas abaixo.

>> INSS altera calendário da prova de vida; confira mudanças

Prova de vida em 2021

Atualmente a obrigatoriedade da prova de vida voltou a ser suspensa, por causa da pandemia. Ou seja, não é preciso fazer.

>> Prova de vida para segurados do INSS é suspensa até fim do ano

>> INSS: A prova de vida 2021 está suspensa ou não? Decisão do Congresso pode afetar aposentados e pensionistas

Nova previsão

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será feita a partir do ano que vem, no mês de aniversário do beneficiário. É o que mostra portaria do INSS publicada em 14 de outubro.

Segundo o governo, "os beneficiários que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão realizar o procedimento no início de 2022, por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital".