Recife

Dois dias após muro do metrô do Recife esmagar criança, CBTU fala pela primeira vez sobre tragédia

Desde sábado, quando tragédia aconteceu, CBTU mantinha silêncio sobre queda de muro na comunidade do Coque

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/10/2021 às 9:37
Wellington Lima/ JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/ JC Imagem

Após dois dias de silêncio, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô do Recife, finalmente se pronunciou sobre a queda de um muro de responsabilidade da entidade que caiu sobre o corpo de uma menina de apenas oito anos de idade, na comunidade do Papelão, no Coque. A tragédia aconteceu no último sábado (16), e a vítima está internada em estado grave.

Em um breve comunicado enviado à imprensa por volta das 9h30 desta segunda-feira (18), a CBTU disse que lamenta "profundamente" o caso. Disse também que está investigando as causas daquilo que a entidade chama de "acidente". Na nota, a CBTU também afirmou que os muros passam "por vistoria e reparos periodicamente" e disse que está prestando apoio aos familiares da vítima.

A menina participava de uma festa, no sábado, em comemoração ao Dia das Crianças, na Avenida Central. Por volta das 13h, uma das placas do muro do metrô caiu em cima dela. Jonata Santos, que coordena o projeto Mão Amiga, responsável pelo evento, informou que havia cerca de 150 crianças no local, além de 20 voluntários e familiares dos pequenos.

"Foi muito sério o que aconteceu e poderia ter atingido mais crianças. Uma placa dessa deve pesar mais de 200 quilos. Ela teve hemorragias na boca, no nariz e na vagina, porque houve rompimento da bacia", contou Jonata. "O estado dela é grave", destacou.

O acidente ocorreu logo após o almoço das crianças. Em seguida, estava prevista a distribuição de presentes, o que não aconteceu, diante do incidente. A garota foi socorrida por pessoas da comunidade. Inicialmente, para o Imip e, depois, diante da gravidade do caso, levada para o HR. "Ela é uma das mais ativas, adora nosso projeto, está presente todos os sábados", comentou Jonata.

Estado é grave

Procurada na manhã desta segunda, a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração, no centro do Recife, confirmou que o estado de saúde da criança é grave. Ela passou por uma cirurgia na região do quadril no último domingo (17). Ainda não se sabe se a vítima poderá carregar sequelas. Ela está sedada, consciente e deve permanecer com as atenções do pós-operatório por até 48 horas após o fim da cirurgia. Por enquanto, não há previsão para uma nova intervenção cirúrgica. A menina chegou ao hospital com vários traumas. O mais grave foi na região do quadril, que precisou ser operado. Segundo a assessoria de imprensa do HR, ela também teve o rosto machucado.

Nota da CBTU na íntegra:

"A CBTU Recife lamenta profundamente o ocorrido no último sábado, 16, quando uma placa de um muro do Metrô do Recife caiu sobre uma criança e informa que está investigando a causa do acidente. Os 71 km de vias eletrificadas do Metrô do Recife possuem muros que passam por vistoria e reparos periodicamente, inclusive para reparos de vandalismo. A CBTU informa ainda que representantes do RH foram ao Hospital da Restauração prestar apoio aos familiares."