Oportunidade

IFPE abre processo seletivo gratuito com 4.631 vagas nesta terça-feira (19); veja como se inscrever

Serão disponibilizadas 4.631 vagas para os 16 campus.

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 18/10/2021 às 16:00
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Foi lançado nesta segunda-feira (18) o edital para o processo seletivo para ingressar no O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Como consequência da pandemia, neste processo, 2022.1, não haverá aplicação de prova. A instituição disponibilizou 4.631 vagas que serão distribuídas nos 16 campus existentes. Os candidatos não precisarão pagar taxa de inscrição.

De acordo com o IFPE, todas as fases do processo serão de forma online analisando o desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição. Candidatos terão um canal exclusivo para atendimento através do endereço: atendimentoingresso. ifpe.edu.br.

Inscrições

Conforme informações passadas pela instituição, as inscrições iniciam nesta terça-feira (19) e devem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site ingresso.ifpe.edu.br. Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – voltada para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualicação Prossional.

"Desse total, serão reservadas 60% de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Haverá ainda cotas para pessoas com deciência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo", explicou o IFPE em nota.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, o ingresso se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certicação equivalente. No caso do Integrado ou Proeja, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas de Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geograa ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Inserção das notas

Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Quem optar por concorrer às vagas de cursos superiores com notas do Enem deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do Enem, número de inscrição, CPF e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Já quem escolher histórico escolar ou certicação equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certicado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do 1º e 2º ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola. Além de anexar a documentação, os candidatos também terão que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do Ensino Fundamental, se Integrado ou Proeja; e do Ensino Médio, se for para curso Subsequente. Nessa etapa, os candidatos devem car atentos às exigências do edital, que estabelece regras distintas em relação às diferenças curriculares.

Avaliação Especíca em Música (AEM)

Para candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros), haverá ainda uma etapa adicional de performance, que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo. No dia 20 de outubro, serão disponibilizadas as peças referentes à Performance Instrumental/Vocal (PIV). Os candidatos terão que enviar a gravação do material no período de 10 a 12 de novembro, que pode ser feita on-line ou de forma presencial. Todos os procedimentos e detalhes técnicos para a gravação do material estão descritos no edital. O resultado preliminar da AEM será divulgado no dia 24 de novembro.

Retificação de inscrições

Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 24 de novembro. Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento e, nos dias 25 e 26 de novembro, ter a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A reticação nalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 7 de dezembro.

Resultados

No dia 7 de dezembro, será divulgado o resultado preliminar do processo, juntamente com a publicação da lista nal de inscritos, sendo o período de 9 a 10 de dezembro reservado para interposição de recursos. A publicação da lista de aprovados e o resultado nal do processo estão previstos para o dia 17 de dezembro, após a análise de recursos. Quem for aprovado deverá realizar matrícula na data estabelecida pelo campus escolhido, conforme edital de matrícula a ser publicado em breve.

Esclarecimento de dúvidas

Para esclarecer dúvidas, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.1 disponibiliza o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/, que cará ativo durante todo o período do processo. Também serão realizados atendimentos presenciais em todos os campi da instituição, em dias e horários especícos, bem como por e-mail e por telefone.

Programe-se

Inscrições: 19/10 a 7/11 pelo site: ingresso.ifpe.edu.br
Avaliação Especíca em Música (Envio ou entrega da gravação): 10 a 12/11
Lista preliminar de inscrições: 24/11
Reticação de inscrições: 25 e 26/11
Lista nal de inscrições e resultado preliminar: 7/12
Interposição de recursos: 9 e 10/12
Resultado nal: 17/12
Contato para candidatos: https:// atendimentoingresso.ifpe.edu. br