ECONOMIA

Assustado com o preço da gasolina? Veja dicas para economizar o combustível do seu carro

Saiba algumas dicas para fazer com que o combustível renda mais no seu automóvel

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/10/2021 às 21:33
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Com o preço do combustível nas alturas, a gasolina ultrapassando os R$ 6 o litro, enquanto que o etanol está custando mais de R$ 5 o litro, está cada vez mais difícil tirar o carro da garagem. Porém, os motoristas que se precisam rodar pelas ruas, podem tomar alguns cuidados para economizar combustível. As dicas vão desde a forma como guiar o carro, até medidas preventivas com o carango.

Ao adotar tais medidas, o combustível irá render por mais tempo no tanque do veículo e, consequentemente, o motorista poderá rodar mais um pouco sem a necessidade de reabastecer.

Confira algumas dicas para economizar combustível:

PÉ LEVE

Se você é daqueles que só vive atrasado e que, por isso, precisa acelerar demais o carro para chegar a tempo nos compromissos, sugiro ser mais pontual. Quem tem o pé pesado e adora dirigir em alta velocidade, inevitavelmente, verá o seu carro consumir mais combustível. Afinal, pisadas fortes, freadas bruscas, trocas de marchas em momentos errados, vai fazer com que o veículo gaste até três vezes mais gasolina. Por isso, mantenha o pé leve no acelerador e dirija sem pressa.

PNEUS

Mantenha os pneus do seu veículo sempre calibrados. Não se esqueça que o pneu vazio vai fazer com que o motor do carro force mais e, consequentemente, queime mais combustível. A dica é calibrar os pneus a cada 15 dias.

MANUTENÇÃO EM DIA

Se você quer economizar combustível, busque seguir os prazos de revisões do seu carro. Afinal, além de você manter o funcionamento do seu carro de forma correta, não forçando a rodar de forma errada, você não só vai economizar combustível, como também que uma futura dor de cabeça com equipamentos danificados. por isso, busque ir numa oficina a cada 10 mil km para troca de óleo, além de verificar o filtro de combustível e o filtro de ar.

AR CONDICIONADO

Numa cidade quente como Recife, dirigir sem o ar condicionado ligado é quase impossível. Mas, diante disso, saiba que o consumo de combustível vai aumentar de 3% a 5%. Se você é do tipo que não abre mão do ar condicionado, ao menos, busque tomar alguns cuidados. Quanto mais baixa a temperatura escolhida, mais o condicionador de ar será exigido. Então, a dica é aumentar o termostato e coloque a velocidade do ar no nível 1. Isso ajudará a economizar um pouco.

Porém, na estrada, que se dirige em velocidades mais altas, o indicado é manter os vidros fechados e utilizar o ar-condicionado, por conta da aerodinâmica.

PESO

Se você é o tipo de pessoa que faz do seu carro um armário com rodas, mude seu hábito. Quanto mais coisas tiver no veículo, mais pesado ele vai ficar e, por consequência, mais ele vai consumir. Então, busque levar o necessário e respeitar o limite de peso. Quanto mais vazio o automóvel estiver, mais você vai economizar na gasolina.