DIVERSÃO

Parque Dois Irmãos divulga programação especial para o fim de semana

No sábado e no domingo, estão previstas atividades como exposição, banho de sol dos animais, pintura, gincana, etc

Fabiani Vieira Assuncao
Fabiani Vieira Assuncao
Publicado em 22/10/2021 às 17:21
Inspeção no Parque Dois Irmãos
FOTO: Inspeção no Parque Dois Irmãos

O Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife, preparou uma programação especial para este fim de semana (23 e 24/10). Reaberto pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) no último dia 13 de outubro, o equipamento promove uma série de atividades para serem vivenciadas por adultos e crianças. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre a importância de preservar a fauna e a flora nativa. No roteiro, estão atividades de socialização com preguiças e aves de rapina, exposição, gincana e muitas brincadeiras educativas.

Quem for ao parque logo pela manhã vai poder acompanhar o banho de sol dos filhotes de preguiça e conhecer um pouco mais sobre esses animais nativos da Mata Atlântica. A atividade começa às 9h30, no polo Encontro das Capivaras, ao lado do prédio administrativo. Os pequenos fazem parte do Projeto Preguiça de Garganta Marrom e estão em processo de reabilitação. Assim que estiverem aptos para voltarem à vida livre, serão soltos. O público também pode aproveitar outro momento de solicitação, às 14h. Dessa vez, a ação acontece com aves de rapina em um espaço próximo ao açude.

A criançada ainda tem diversão garantida com as atividades de pintura de animais no corpo (braço) e desenho livre de animais nativos, no Polo Encontro das Capivaras. Para quem gosta de mais animação, a pedida é não perder a gincana ambiental que vai acontecer no parque infantil, às 10h e às 13h. A atividade é promovida em parceria com a Oasis Educação Ambiental, que vai montar um jogo de tabuleiro em tamanho natural para tratar sobre a importância da reciclagem e do correto descarte dos resíduos sólidos. Além disso, vai rolar a corrida de saco com pegada ambiental.

Para o público mais velho e os pequenos curiosos, vale conferir a exposição de anfíbios e répteis taxidermizados. A mostra é do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis – LIAR, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A iniciativa integra a programação comemorativa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. São cerca de 60 animais em vidro ou empalhados, como cobra, jacaré, tartarugas, jabutis e sapos.

Regras da pandemia

Devido à pandemia da Covid-19, o Parque Dois Irmãos está abrindo de forma gradual. Nessa primeira fase, o público pode visitar o equipamento desde a entrada até o açude, percorrendo as alamedas das aves, dos répteis (jacarés, iguanas, etc), serpentário, e pequenos mamíferos (jaguatirica, tamanduá-bandeira, guaxinim, furão e mais). São mais de 260 animais, a maioria nativos da Mata Atlântica e Caatinga. O equipamento funciona em horário especial, recebendo até 3 mil visitantes por dia, de quarta a domingo, exceto feriados, sempre das 9h às 15h. Atenção! A venda de ingressos encerra às 14h30.

Quem for ao parque deve levar lanche e água, pois não há comércio dentro do equipamento. Para acessar as dependências do parque, é obrigatório o uso de máscaras, assim como manter o distanciamento durante o passeio. Placas informativas do protocolo de segurança e totens com álcool em gel foram colocados ao longo do equipamento para reforçar a mensagem sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

Programação

Sábado e Domingo

9h – Exposição com anfíbios e répteis taxidermizados do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis – LIAR

9h30 – Banho de Sol das Preguiça, no polo Encontro das Capivaras

11h – Pintura de corpo, no polo Encontro das Capivaras

13h30 – Desenho livre, no polo Encontro das Capivaras

10h – Gincana Ambiental, no Parque das Crianças

13h – Gincana Ambiental, Parque das Crianças

14h – Socialização com aves de rapina, próximo ao Açude

Serviço

Parque Estadual de Dois Irmãos

Horário: Quarta a domingo, exceto feriados, das 9h às 15h, com venda de ingressos até às 14h30

Ingressos (3 mil unidades/dia): Entrada inteira – R$ 5,00 | Meia-entrada: R$ 2,50. O acesso é gratuito para crianças com até 5 (cinco) anos de idade ou até 1 (um) metro de altura

Local: Praça Farias Neves, s/n - Dois Irmãos, Recife - PE